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Informe Anual

Nome do Fundo: INTER AMERRA - FIAGRO - IMOBILIÁRIOCNPJ do Fundo: 42.692.399/0001-69
Data de Funcionamento: 28/06/2023Público Alvo: Investidores em Geral
Código ISIN: BRIAAGCTF008Quantidade de cotas emitidas: 5.448.766,00
Fundo Exclusivo? NãoCotistas possuem vínculo familiar ou societário familiar? Não
Classificação autorregulação: Mandato: HíbridoSegmento de Atuação: Títulos e Val. Mob.Tipo de Gestão: AtivaPrazo de Duração: Indeterminado
Data do Prazo de Duração: Encerramento do exercício social: 30/06
Mercado de negociação das cotas: Bolsa Entidade administradora de mercado organizado: BM&FBOVESPA
Nome do Administrador: INTER DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOSCNPJ do Administrador: 18.945.670/0001-46
Endereço: Avenida Barbacena, 1219, 21- Santo Agostinho- Belo Horizonte- MG- 30190131Telefones: (31) 3614-5332
Site: https://www.bancointer.com.br/inter-dtvm/E-mail: ri.fii@interdtvm.com.br
Competência: 06/2024

1.

Prestadores de serviços

CNPJ

Endereço

Telefone

1.1 Gestor: Inter Asset Gestão de Recursos LTDA05.585.083/0001-41Avenida Barbacena, 1219, 21 andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG, 30190131(31) 3347-8009
1.2 Custodiante: Inter Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários18.945.670/0001-46Avenida Barbacena, 1219, 21 andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG, 30190131(31) 3614-5332
1.3 Auditor Independente: KPMG Auditores Independentes57.755.217/0001-29Rua Paraíba, nº 550, 12º andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte - MG, CEP 30130-141 (31) 2128-5700
1.4 Formador de Mercado: BANCO FATOR S/A33.644.196/0001-06Rua Dr. Renato Paes de Barros, 1017, 12 andar, São Paulo - SP, 04530-001(11) 3049-9100
1.5 Distribuidor de cotas: Inter Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários18.945.670/0001-46Avenida Barbacena, 1219, 21 andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG, 30190131(31) 3614-5332
1.6 Consultor Especializado: Bramerra Assessoria LTDA46.977.431/0001-03Alameda Tibet, 96, Tamboré, Santana de Parnaíba, SP, 06543175(11) 9144-5096
1.7 Empresa Especializada para administrar as locações: ../-
1.8 Outros prestadores de serviços¹:
Não possui informação apresentada.

2.

Investimentos FII

2.1 Descrição dos negócios realizados no período
Relação dos Ativos adquiridos no períodoObjetivosMontantes InvestidosOrigem dos recursos
LFTRenda e Enquadramento do Fundo193.861.690,321ª emissão de cotas
LFRenda e Enquadramento do Fundo14.034.009,371ª emissão de cotas
DebêntureRenda e Enquadramento do Fundo2.133.336,191ª emissão de cotas
CRARenda e Enquadramento do Fundo57.932.227,681ª emissão de cotas

3.

Programa de investimentos para os exercícios seguintes, incluindo, se necessário, as informações descritas no item 1.1 com relação aos investimentos ainda não realizados:

O Fiagro Inter Amerra anunciou uma segunda emissão de cotas com um volume base de R$ 80 milhões, podendo ser aumentada em até 25% com um lote adicional, o que poderia totalizar R$ 100 milhões. O programa de investimentos para o próximo período envolve a alocação de uma parte desses novos recursos em CRAs de emissores já presentes na carteira atual do fundo, visando realizar um rebalanceamento na carteira. Outra parte será direcionada para CRAs de empresas classificadas como high grade pelas agências de rating. Por fim, a porção mais significativa dos recursos será alocada em CRAs de novas empresas que ainda não fazem parte do portfólio, desde que ofereçam uma remuneração similar à da carteira atual do fundo, que é de CDI + 4% a.a e que sejam aprovadas pelo comitê de crédito. Com esse direcionamento, buscaremos manter o mesmo nível de rentabilidade da carteira e ampliar sua diversificação.

4.

Análise do administrador sobre:

4.1 Resultado do fundo no exercício findo
A distribuição de rendimentos no exercício findo em 28 de Junho de 2024 foi de R$ 6.048.130,26.
4.2 Conjuntura econômica do segmento do mercado imobiliário de atuação relativo ao período findo
A safra de grãos brasileira de 2023/24 teve seu desenvolvimento prejudicado pelo clima adversos em algumas regiões. Após o início do plantio, a influêncua do El Niño no clima provocou chuvas abaixo da média e queda de produtividade. No entanto, ao final de 2023 foi observada uma melhora na quantidade chuvas que ajudaram à recuperar um pouco a produção, sobretudo nas áreas plantandas mais tardiamente. Isso fez com que a quebra da safra brasileira de grãos fosse menor do que o inicialmente esperado, chegando a uma queda de 6,4% versus a safra 2022/23. Essa queda na safra brasileira foi mais do que compensada pela retomada da produção da Argentina, que viu sua produção dobrar em 2023/24. Com isso, o balanço internacional de oferta e demanda internacional apresentou um incremento de estoques, o que impediu que os preços da soja e do milho se recuperassem, permanencendo em torno de R$60/saca de milho e de R$120 - R$150/saca de soja. O setor de revendas de insumos e de produção de fertilizantes enfretaram um contexto de queda de preços de maneira repentina que foi agravado pelo fato de grande parte do estoque constituído para ser comercializado na safra possuir um custo superior aos preços de mercado, o que prejudicou as margens dessas companhias. No setor de açúcar e etanol, o açúcar atingiu máximas históricas de preço entre setembro e outubro de 2023. Esse movimento de alta de preços se deu em virtude de uma expectativa de quebra de safra na Índia que diminuiria ainda mais a disponibilidade de açúcar no mercado internacional, haja vista que a Índia está direcionando grande parte da sua produção de cana-de-açúcar para produção de etanol e de açúcar para ser comercializado no mercado interno. A safra de cana-de-açúcar brasileira apresentou um recorde de produção em 2023/24, atingindo 713,2 milhões de toneladas. Esse resultado foi possível dada as condições climáticas muito favoráveis e aos investimentos realizados pelo setor, com um destaque para a recuperação da produtividade da região centro-sul do Brasil. O mercado com preços elevados e o recorde de produção da safra brasileira permitiram com que as usinas brasileiras apresentassem resultados financeiros bastante interessantes.
4.3 Perspectiva para o período seguinte com base na composição da carteira
O cenário para a safra 2024/25 de grãos começa a ser desenhando a partir do início do plantio nos EUA. A expectativa é de que haverá uma grande produção global de soja de forma que a próxima safra dos 3 maiores países produtores (Brasil, EUA e Argentina) cresça 7% em relação ao ano passado e marque um novo recorde de oferta. Essa boa perspectiva de produção para essa safra deverá impedir que os preços dos grãos superem os patamares atuais. No segmento de revenda de insumos e produção de fertilizantes, os problemas com estoques com custos inadequados já foram em grande parte solucionados, o que deverá permitir com esses 2 segmentos recuperem um pouco a rentabilidade nessa safra. A safra de cana-de-açúcar no Brasil se iniciou com um clima mais seco, o que acabou possibilitando um ritmo mais rápido para a colheita da cana. Por outro lado, o clima mais seco impactou negativamente no desenvolvimento dos canaviais. Devido ao ritmo mais rápido de moagem e à menor produtividade esperada, é possível que algumas usinas encerrem sua safra em meados de outubro. Se isso acontecer, podermos esperar um aumento nos preços tanto do etanol quanto do açúcar. A Petrobras recentemente anunciou um incremento de R$ 0,20/l nos preços da gasolina. O mercado tem sido cauteloso em relação às intenções de precificação da Petrobras, tornando esse aumento de preço bem recebido pelo mercado. Como consequência disso, já é possível observar uma recuperação significativa nos preços do etanol anidro e do hidratado. Esperamos uma recuperação ainda maior nos preços do etanol ao longo da safra, devido à combinação de preços mais altos da gasolina e menores volumes de produção de etanol (devido à menor moagem por conta da estiagem).

5.

Riscos incorridos pelos cotistas inerentes aos investimentos do FII:

Ver anexo no final do documento. Anexos
6. Valor Contábil dos ativos imobiliários do FIIValor Justo, nos termos da ICVM 516 (SIM ou NÃO)Percentual de Valorização/Desvalorização apurado no período
Relação de ativos imobiliáriosValor (R$)
CRA023006SH1.917.094,24SIM-0,56%
CRA023004S93.812.394,09SIM-0,32%
CRA02200DKY3.003.312,52SIM0,09%
CRA0230099D4.136.566,76SIM2,48%
CRA02300H4P3.499.619,38SIM0,43%
CRA022008C43.814.781,34SIM-0,49%
CRA023008HL3.318.081,85SIM0,92%
CRA0230060P3.502.972,46SIM0,18%
CRA02300KOH1.239.918,95SIM0,65%
CRA0230060P801.595,53SIM0,19%
CRA02200DKY996.098,65SIM0,11%
CRA0220020A2.748.227,75SIM-0,69%
CRA02300CNN4.021.696,44SIM0,50%
CRA02300UV72.982.542,67SIM-0,40%
CRA0220020A1.383.085,24SIM-0,31%
CRA02300MJ91.661.604,41SIM0,47%
CRA023000M93.526.912,66SIM-5,26%
CRA024002MM420.038,17SIM0,42%
6.1 Critérios utilizados na referida avaliação
O valor dos ativos está de acordo com o Manual de Marcação do Mercado da Inter DTVM.
7.Relação de processos judiciais, não sigilosos e relevantes
Não possui informação apresentada.
8.Relação de processos judiciais, repetitivos ou conexos, baseados em causas jurídicas semelhantes, não sigilosos e relevantes
Não possui informação apresentada.
9.Análise dos impactos em caso de perda e valores envolvidos relacionados aos processos judiciais sigilosos relevantes:
Não possui informação apresentada.

10.

Assembleia Geral

10.1 Endereços (físico ou eletrônico) nos quais os documentos relativos à assembleia geral estarão à disposição dos cotistas para análise:
Avenida Barbacena, 1219, 21 andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG, 30190131
https://www.bancointer.com.br/inter­dtvm/
10.2 Indicação dos meios de comunicação disponibilizados aos cotistas para (i) a inclusão de matérias na ordem do dia de assembleias gerais e o envio de documentos pertinentes às deliberações propostas; (ii) solicitação de lista de endereços físicos e eletrônicos dos demais cotistas para envio de pedido público de procuração.
O Administrador disponibiliza aos cotistas o endereço de e-mail abaixo para solicitações referentes as assembleias: assembleias@interdtvm.com.br
10.3 Descrição das regras e procedimentos aplicáveis à participação dos cotistas em assembleias gerais, incluindo (i) formalidades exigidas para a comprovação da qualidade de cotista e representação de cotistas em assembleia; (ii) procedimentos para a realização de consultas formais, se admitidas em regulamento; (iii) regras e procedimentos para a participação à distância e envio de comunicação escrita ou eletrônica de voto.
A Assembleia Geral será convocada pelo ADMINISTRADOR, podendo também ser convocada diretamente por cotistas que detenham, no mínimo, 5% (cinco por cento) das cotas emitidas ou pelo representante dos cotistas, observado o disposto no Regulamento. Por ocasião da Assembleia Geral Ordinária, os titulares de, no mínimo, 3% (três por cento) das cotas emitidas pelo FUNDO, conforme calculado com base nas participações constantes do registro de cotistas na data de convocação da respectiva Assembleia Geral Ordinária, ou o representante dos cotistas podem solicitar, por meio de requerimento escrito encaminhado ao ADMINISTRADOR, a inclusão de matérias na ordem do dia da respectiva Assembleia Geral Ordinária, que passará a ser ordinária e extraordinária .O pedido acima deve vir acompanhado de eventuais documentos necessários ao exercício do direito de voto, e deve ser encaminhado aos cotistas do FUNDO em até 10 (dez) dias contados da data de convocação da respectiva Assembleia Geral Ordinária. Somente poderão votar na Assembleia Geral de Cotistas os cotistas inscritos no registro de cotistas na data da convocação da Assembleia Geral de Cotistas, seus representantes legais ou procuradores legalmente constituídos há menos de 1 (um) ano. Os Cotistas também poderão votar por meio de comunicação escrita ou eletrônica, desde que recebida pela Instituição Administradora antes do início da Assembleia Geral de Cotistas e observado o disposto no Regulamento.
10.3 Práticas para a realização de assembleia por meio eletrônico.
A convocação da Assembleia Geral feita através de correspondência eletrônica será encaminhada a cada cotista, com, no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência no caso das Assembleias Gerais ordinárias, isto é, aquelas em que for deliberada a aprovação das demonstrações financeiras do FUNDO (“Assembleias Gerais Ordinárias”) e com, no mínimo, 15 (quinze) dias de antecedência no caso das demais Assembleias Gerais, em todo caso, do ato de convocação constará dia, hora, local e, ainda, na ordem do dia, todas as matérias a serem deliberadas, não se admitindo que sob a rubrica de assuntos gerais haja matérias que dependam de deliberação da Assembleia Geral.

11.

Remuneração do Administrador

11.1Política de remuneração definida em regulamento:
Pela administração do Fundo, nela compreendida as atividades de administração, gestão, consultoria, controladoria, escrituração e custódia, o Fundo pagará diretamente ao Administrador, ao Gestor e/ou ao Consultor, conforme o caso, uma taxa de administração global equivalente a 1,15% (um inteiro e quinze centésimos por cento) ao ano sobre o patrimônio líquido do Fundo, calculada, apropriada e paga em Dias Úteis, mediante a divisão da taxa anual por 252 (duzentos e cinquenta e dois) Dias Úteis. A parcela da Taxa de Administração correspondente à remuneração do Consultor será equivalente a 0,50% (cinquenta centésimos por cento) do patrimônio líquido do Fundo.
Valor pago no ano de referência (R$):% sobre o patrimônio contábil:% sobre o patrimônio a valor de mercado:
556.324,771,05%0,93%

12.

Governança

12.1Representante(s) de cotistas
Não possui informação apresentada.
12.2Diretor Responsável pelo FII
Nome: Maria Clara Guimarães GusmãoIdade: 36
Profissão: EconomistaCPF: 8954133614
E-mail: maria.gusmao@inter.coFormação acadêmica: Ciências Econômicas
Quantidade de cotas detidas do FII: 0,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 0,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 0,00Data de início na função: 23/09/2019
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Nome da EmpresaPeríodoCargo e funções inerentes ao cargoAtividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram
Inter DTVM Ltda.De abril de 2016 até a data presenteDiretora de Administração FiduciáriaDiretora de Administração Fiduciária
MRV Engenharia e Participações S.A.De agosto de 2010 até julho de 2015Analista de Relações com InvestidoresRelação com os Investidores
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminal
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas
13.Distribuição de cotistas, segundo o percentual de cotas adquirido.
Faixas de PulverizaçãoNº de cotistasNº de cotas detidas% de cotas detido em relação ao total emitido% detido por PF% detido por PJ
Até 5% das cotas 8.344,005.448.766,00100,00%97,68%2,32%
Acima de 5% até 10% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 10% até 15% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 15% até 20% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 20% até 30% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 30% até 40% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 40% até 50% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 50% 0,000,000,00%0,00%0,00%

14.

Transações a que se refere o art. 34 e inciso IX do art.35, da Instrução CVM nº 472, de 2008

Não possui informação apresentada.

15.

Política de divulgação de informações

15.1 Descrever a política de divulgação de ato ou fato relevante adotada pelo administrador, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores, indicando os procedimentos relativos à manutenção de sigilo acerca de informações relevantes não divulgadas, locais onde estarão disponíveis tais informações, entre outros aspectos.
O Administrador prestará as informações periódicas e disponibilizará os documentos relativos a informações eventuais sobre o Fundo aos Cotistas, inclusive fatos relevantes, em conformidade com a regulamentação específica e observada a periodicidade nela estabelecida na página do Administrador na rede mundial de computadores (www.bancointer.com.br/inter-dtvm/).
15.2 Descrever a política de negociação de cotas do fundo, se houver, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores.
https://www.bancointer.com.br/inter-dtvm/
15.3 Descrever a política de exercício do direito de voto em participações societárias do fundo, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores.
https://www.bancointer.com.br/inter-dtvm/
15.4 Relacionar os funcionários responsáveis pela implantação, manutenção, avaliação e fiscalização da política de divulgação de informações, se for o caso.
N/A
16.Regras e prazos para chamada de capital do fundo:
N/A

Anexos
5.Riscos

Nota

1.A relação de prestadores de serviços de que trata o item 1.8 deve ser indicada quando o referido prestador de serviços representar mais de 5% das despesas do FII