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Informe Anual

Nome do Fundo: INTER AMERRA - FIAGRO - IMOBILIÁRIOCNPJ do Fundo: 42.692.399/0001-69
Data de Funcionamento: 28/06/2023Público Alvo: Investidores em Geral
Código ISIN: BRIAAGCTF008Quantidade de cotas emitidas: 5.448.766,00
Fundo Exclusivo? NãoCotistas possuem vínculo familiar ou societário familiar? Não
Classificação autorregulação: Mandato: HíbridoSegmento de Atuação: Títulos e Val. Mob.Tipo de Gestão: AtivaPrazo de Duração: Indeterminado
Data do Prazo de Duração: Encerramento do exercício social: 30/06
Mercado de negociação das cotas: Bolsa Entidade administradora de mercado organizado: BM&FBOVESPA
Nome do Administrador: INTER DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOSCNPJ do Administrador: 18.945.670/0001-46
Endereço: Avenida Barbacena, 1219, 21- Santo Agostinho- Belo Horizonte- MG- 30190131Telefones: (31) 3614-5332
Site: https://www.bancointer.com.br/inter-dtvm/E-mail: admfundos@interdtvm.com.br
Competência: 06/2023

1.

Prestadores de serviços

CNPJ

Endereço

Telefone

1.1 Gestor: Inter Asset Gestão de Recursos LTDA05.585.083/0001-41Avenida Barbacena, 1219, 21 andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG, 30190131(31) 3347-8009
1.2 Custodiante: Inter Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários18.945.670/0001-46Avenida Barbacena, 1219, 21 andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG, 30190131(31) 3614-5332
1.3 Auditor Independente: ../-
1.4 Formador de Mercado: ../-
1.5 Distribuidor de cotas: Inter Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários18.945.670/0001-46Avenida Barbacena, 1219, 21 andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG, 30190131(31) 3614-5332
1.6 Consultor Especializado: Bramerra Assessoria LTDA46.977.431/0001-03Alameda Tibet, 96, Tamboré, Santana de Parnaíba, SP, 06543175(11) 9144-5096
1.7 Empresa Especializada para administrar as locações: ../-
1.8 Outros prestadores de serviços¹:
Não possui informação apresentada.

2.

Investimentos FII

2.1 Descrição dos negócios realizados no período
Relação dos Ativos adquiridos no períodoObjetivosMontantes InvestidosOrigem dos recursos
LFTRenda e Enquadramento do Fundo52.414.408,891ª emissão de cotas

3.

Programa de investimentos para os exercícios seguintes, incluindo, se necessário, as informações descritas no item 1.1 com relação aos investimentos ainda não realizados:

A alocação dos recursos do fundo será realizada preferencialmente em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), com o intuito de formar uma carteira que almeja alcançar um retorno alvo estabelecido na faixa de CDI + 3% a.a e CDI + 4% a.a. A carteira do fundo será composta tanto por ativos que oferecem uma taxa de remuneração superior ao teto do retorno alvo quanto por ativos que possuem taxas de remunerações inferiores ao piso. A alocação de recursos em cada um dos ativos será determinada de maneira a manter o retorno da carteira consolidada dentro da faixa alvo mencionada anteriormente. As decisões de alocação também terão como objetivo a construção de uma carteira diversificada tanto em termos de exposição aos diferentes subsetores do agronegócio quanto em termos de exposição geográfica. Isso será feito com a finalidade de mitigar o risco do fundo, abrangendo os diversos aspectos relacionados às diferentes commodities agrícolas, seus respectivos ciclos econômicos, riscos climáticos e os riscos associados às regiões de atuação das empresas investidas bem como de seus respectivos modelos de negócio. Outro fator relevante a ser considerado no programa de investimentos é a necessidade de os ativos selecionados proporcionarem condições para que o fundo possa realizar distribuições regulares de rendimentos aos cotistas, preferencialmente em uma base mensal. Além disso, o fundo adotará uma abordagem de gestão ativa, efetuando alocações táticas em ativos que demonstrem potencial para gerar ganhos de capital relacionados à redução do spread de crédito. Também será parte da estratégia do fundo manter uma porção dos recursos em caixa, com o objetivo de aproveitar oportunidades específicas do mercado.

4.

Análise do administrador sobre:

4.1 Resultado do fundo no exercício findo
Não houve distribuição de rendimentos no exercício findo em 30 de junho de 2023.
4.2 Conjuntura econômica do segmento do mercado imobiliário de atuação relativo ao período findo
No setor sucroalcoleiro, durante a safra 2022/23 tivemos um excesso de chuvas no segundo semestre de 2022 o que afetou a disponibilidade de colheita de cana de açúcar por grande parte das usinas no Centro Sul. Esse excedente de chuvas impactou positivamente a disponibilidade de cana de açúcar da safra 2023/24. Em agosto de 2022, tivemos uma queda significativa nos preços do etanol como resultado da redução tributária nos combustíveis, essa desoneração foi revertida no dia 1º julho de 2023. Os três primeiros meses da safra 2023/24 (abril-2023 até junho-2023) foram marcados por recordes no preço do açúcar e em ganhos de produtividade (tonelada de cana por hectare) o que compensou a queda de preço de etanol para as usinas que possuem flexibilidade de mix de produção de açúcar. Para os grãos, a safra 22/23 vem sendo marcada pelo crescimento na produção frente à temporada 21/22, com novo recorde de produção, esperada em mais de 320 milhões de toneladas (soja, milho, algodão, trigo, feijão, arroz). Os dois principais drivers de crescimento são a maior área plantada e a melhor produtividade média. Destaque para as altas produtividades atingidas para a cultura da soja no Mato Grosso e MAPITOBA, e para recuperação da produtividade no Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Por outro lado, a produtividade no Rio Grande do Sul foi limitada pelas condições climáticas desfavoráveis provenientes dos efeitos da La Niña. Nos demais estados, o clima foi favorável. A produção de soja no país na safra 22/23 atingiu novo recorde, estimada em 154,6 milhões de toneladas (crescimento de 23,2%). Na cultura do milho, se espera a maior colheita já registrada. Com as três safras de milho, a produção deve chegar a 130 milhões de toneladas. No algodão, o estresse hídrico em algumas regiões não deve comprometer a qualidade da pluma. Em termos de precificação, os primeiros seis meses de 2023 representaram um período de ajustes de expectativas de preços, após anos de preços altos de commodities e de um dólar americano forte, o que resultou em preços muito atrativos em reais. Diante dos ajustes de preços e aumento de custos, houve compressão de fluxo de caixa de inúmeros players que não fixaram bem seus custos e preços.
4.3 Perspectiva para o período seguinte com base na composição da carteira
A perspectiva para o setor sucroalcooleiro é positiva, a expectativa de El Niño beneficia a produção de cana de açúcar no Centro Sul (Brasil) e prejudica a produção de açúcar nos principais países produtores (Índia e Tailândia), a expectativa de déficit de produção global de açúcar permite a manutenção do preço de açúcar em patamares mais elevados. Do lado do etanol, o mercado espera que a Petrobrás continue a ajustar os preços domésticos, mesmo que seja em uma proporção menor do que o preço internacional, ainda o ajuste permite o reajuste nos preços do etanol. Para a safra 23/24 dos grãos, os sucessivos recordes podem ser interrompidos por um evento de El Nino, cuja ocorrência parece ser de alta probabilidade, de acordo com os meteorologistas. Discute-se apenas a intensidade do evento. Se por um lado as produtividades podem cair, o efeito dos aumentos dos preços deve se verificar, diante da menor oferta de produtos. No Mato Grosso, estado que produz grande parte da soja brasileira, o plantio da soja deve ser antecipado, caso o clima permita. Os participantes entrarão na safra 23/24 com expectativas mais realistas, diante da reversão de preços que houve na safra 22/23.

5.

Riscos incorridos pelos cotistas inerentes aos investimentos do FII:

Ver anexo no final do documento. Anexos
6. Valor Contábil dos ativos imobiliários do FIIValor Justo, nos termos da ICVM 516 (SIM ou NÃO)Percentual de Valorização/Desvalorização apurado no período
Relação de ativos imobiliáriosValor (R$)
0,00SIM0,00%
6.1 Critérios utilizados na referida avaliação
Não se aplica.
7.Relação de processos judiciais, não sigilosos e relevantes
Não possui informação apresentada.
8.Relação de processos judiciais, repetitivos ou conexos, baseados em causas jurídicas semelhantes, não sigilosos e relevantes
Não possui informação apresentada.
9.Análise dos impactos em caso de perda e valores envolvidos relacionados aos processos judiciais sigilosos relevantes:
Não possui informação apresentada.

10.

Assembleia Geral

10.1 Endereços (físico ou eletrônico) nos quais os documentos relativos à assembleia geral estarão à disposição dos cotistas para análise:
Avenida Barbacena, 1219, 21 andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG, 30190131
https://www.bancointer.com.br/inter­dtvm/
10.2 Indicação dos meios de comunicação disponibilizados aos cotistas para (i) a inclusão de matérias na ordem do dia de assembleias gerais e o envio de documentos pertinentes às deliberações propostas; (ii) solicitação de lista de endereços físicos e eletrônicos dos demais cotistas para envio de pedido público de procuração.
O Administrador disponibiliza aos cotistas o endereço de e-mail abaixo para solicitações referentes as assembleias: assembleias@interdtvm.com.br
10.3 Descrição das regras e procedimentos aplicáveis à participação dos cotistas em assembleias gerais, incluindo (i) formalidades exigidas para a comprovação da qualidade de cotista e representação de cotistas em assembleia; (ii) procedimentos para a realização de consultas formais, se admitidas em regulamento; (iii) regras e procedimentos para a participação à distância e envio de comunicação escrita ou eletrônica de voto.
A Assembleia Geral será convocada pelo ADMINISTRADOR, podendo também ser convocada diretamente por cotistas que detenham, no mínimo, 5% (cinco por cento) das cotas emitidas ou pelo representante dos cotistas, observado o disposto no Regulamento. Por ocasião da Assembleia Geral Ordinária, os titulares de, no mínimo, 3% (três por cento) das cotas emitidas pelo FUNDO, conforme calculado com base nas participações constantes do registro de cotistas na data de convocação da respectiva Assembleia Geral Ordinária, ou o representante dos cotistas podem solicitar, por meio de requerimento escrito encaminhado ao ADMINISTRADOR, a inclusão de matérias na ordem do dia da respectiva Assembleia Geral Ordinária, que passará a ser ordinária e extraordinária .O pedido acima deve vir acompanhado de eventuais documentos necessários ao exercício do direito de voto, e deve ser encaminhado aos cotistas do FUNDO em até 10 (dez) dias contados da data de convocação da respectiva Assembleia Geral Ordinária. Somente poderão votar na Assembleia Geral de Cotistas os cotistas inscritos no registro de cotistas na data da convocação da Assembleia Geral de Cotistas, seus representantes legais ou procuradores legalmente constituídos há menos de 1 (um) ano. Os Cotistas também poderão votar por meio de comunicação escrita ou eletrônica, desde que recebida pela Instituição Administradora antes do início da Assembleia Geral de Cotistas e observado o disposto no Regulamento.
10.3 Práticas para a realização de assembleia por meio eletrônico.
A convocação da Assembleia Geral feita através de correspondência eletrônica será encaminhada a cada cotista, com, no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência no caso das Assembleias Gerais ordinárias, isto é, aquelas em que for deliberada a aprovação das demonstrações financeiras do FUNDO (“Assembleias Gerais Ordinárias”) e com, no mínimo, 15 (quinze) dias de antecedência no caso das demais Assembleias Gerais, em todo caso, do ato de convocação constará dia, hora, local e, ainda, na ordem do dia, todas as matérias a serem deliberadas, não se admitindo que sob a rubrica de assuntos gerais haja matérias que dependam de deliberação da Assembleia Geral.

11.

Remuneração do Administrador

11.1Política de remuneração definida em regulamento:
Pela administração do Fundo, nela compreendida as atividades de administração, gestão, consultoria, controladoria, escrituração e custódia, o Fundo pagará diretamente ao Administrador, ao Gestor e/ou ao Consultor, conforme o caso, uma taxa de administração global equivalente a 1,15% (um inteiro e quinze centésimos por cento) ao ano sobre o patrimônio líquido do Fundo, calculada, apropriada e paga em Dias Úteis, mediante a divisão da taxa anual por 252 (duzentos e cinquenta e dois) Dias Úteis. A parcela da Taxa de Administração correspondente à remuneração do Consultor será equivalente a 0,50% (cinquenta centésimos por cento) do patrimônio líquido do Fundo.
Valor pago no ano de referência (R$):% sobre o patrimônio contábil:% sobre o patrimônio a valor de mercado:
0,000,00%0,00%

12.

Governança

12.1Representante(s) de cotistas
Não possui informação apresentada.
12.2Diretor Responsável pelo FII
Nome: Maria Clara Guimarães GusmãoIdade: 35
Profissão: EconomistaCPF: 8954133614
E-mail: maria.gusmao@inter.coFormação acadêmica: Ciências Econômicas
Quantidade de cotas detidas do FII: 0,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 0,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 0,00Data de início na função: 23/09/2019
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Nome da EmpresaPeríodoCargo e funções inerentes ao cargoAtividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram
Inter DTVM Ltda.De abril de 2016 até a data presenteDiretora de Administração FiduciáriaOcupa o cargo de Diretora de Administração Fiduciária
MRV Engenharia e Participações S.A.De agosto de 2010 até julho de 2015Analista de Relações com InvestidoresRelação com os Investidores
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminal
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas
13.Distribuição de cotistas, segundo o percentual de cotas adquirido.
Faixas de PulverizaçãoNº de cotistasNº de cotas detidas% de cotas detido em relação ao total emitido% detido por PF% detido por PJ
Até 5% das cotas 1.289,005.448.766,00100,00%93,39%6,61%
Acima de 5% até 10% 0,00%0,00%0,00%
Acima de 10% até 15% 0,00%0,00%0,00%
Acima de 15% até 20% 0,00%0,00%0,00%
Acima de 20% até 30% 0,00%0,00%0,00%
Acima de 30% até 40% 0,00%0,00%0,00%
Acima de 40% até 50% 0,00%0,00%0,00%
Acima de 50% 0,00%0,00%0,00%

14.

Transações a que se refere o art. 34 e inciso IX do art.35, da Instrução CVM nº 472, de 2008

Não possui informação apresentada.

15.

Política de divulgação de informações

15.1 Descrever a política de divulgação de ato ou fato relevante adotada pelo administrador, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores, indicando os procedimentos relativos à manutenção de sigilo acerca de informações relevantes não divulgadas, locais onde estarão disponíveis tais informações, entre outros aspectos.
O Administrador prestará as informações periódicas e disponibilizará os documentos relativos a informações eventuais sobre o Fundo aos Cotistas, inclusive fatos relevantes, em conformidade com a regulamentação específica e observada a periodicidade nela estabelecida na página do Administrador na rede mundial de computadores (www.bancointer.com.br/inter-dtvm/).
15.2 Descrever a política de negociação de cotas do fundo, se houver, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores.
Não se aplica.
15.3 Descrever a política de exercício do direito de voto em participações societárias do fundo, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores.
https://www.bancointer.com.br/inter-dtvm/
15.4 Relacionar os funcionários responsáveis pela implantação, manutenção, avaliação e fiscalização da política de divulgação de informações, se for o caso.
Não se aplica.
16.Regras e prazos para chamada de capital do fundo:
Não se aplica.

Anexos
5.Riscos

Nota

1.A relação de prestadores de serviços de que trata o item 1.8 deve ser indicada quando o referido prestador de serviços representar mais de 5% das despesas do FII