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Informe Anual

Nome do Fundo: FII EDIFICIO ALMIRANTE BARROSOCNPJ do Fundo: 05.562.312/0001-02
Data de Funcionamento: 30/10/2012Público Alvo: Investidores em Geral
Código ISIN: BRFAMBCTF018Quantidade de cotas emitidas: 104.800,00
Fundo Exclusivo? NãoCotistas possuem vínculo familiar ou societário familiar? Não
Classificação autorregulação: Mandato: RendaSegmento de Atuação: Lajes CorporativasTipo de Gestão: PassivaPrazo de Duração: Indeterminado
Data do Prazo de Duração: Encerramento do exercício social: Dezembro
Mercado de negociação das cotas: Bolsa Entidade administradora de mercado organizado: BM&FBOVESPA
Nome do Administrador: BTG PACTUAL SERVIÇOS FINANCEIROS S/A DTVMCNPJ do Administrador: 59.281.253/0001-23
Endereço: Praia de Botafogo, 501, 6º Andar- Botafogo- Rio de Janeiro- RJ- 22250-040Telefones: (11) 3383-3441
Site: www.btgpactual.comE-mail: sh-contato-fundoimobiliario@btgpactual.com
Competência: 12/2018

1.

Prestadores de serviços

CNPJ

Endereço

Telefone

1.1 Gestor: n/an/.a./-n/an/a
1.2 Custodiante: BANCO BTG PACTUAL S.A30..30.6.2/94/0-00PRAIA DE BOTAFOGO 501 - 5,6,7 ANDARES(21) 3262-9757
1.3 Auditor Independente: KPMG Auditores Independentes57..75.5.2/17/0-00Rua Vergueiro, 3111 - Vila Mariana, São Paulo - SP - CEP: 04101-30011 3736-1000
1.4 Formador de Mercado: n/an/.a./-n/an/a
1.5 Distribuidor de cotas: n/an/.a./-n/an/a
1.6 Consultor Especializado: n/an/.a./-n/an/a
1.7 Empresa Especializada para administrar as locações: n/an/.a./-n/an/a

1.8

Outros prestadores de serviços¹:

CNPJ

Endereço

Telefone

CWR CONSTRUCOES REFORMAS E COMERCIO LTDA ME07..68.1.4/01/0-00Rua Ricardo Machado 895 - Vasco da Gama CEP: 20921.270(21) 2580-1334
HINES GERENCIAMENTO DE PROPRIEDADES10..42.2.2/74/0-00Avenida Almt Barroso, 81 - sala 1601 - Centro, Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20031-004(11) 5504-7463
M A CAMPOS L CORREA CONSULTORIA EMPRESARIAL - EPP24..37.5.6/27/0-00Avenida Pres. Vargas, 633 - sala 914 - Centro, Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20071-905(21) 3215-6813
GERPRO ENGENHARIA LTDA10..51.8.6/79/0-00Avenida Rio Branco, 181 - sala 2104 e 2105 - Centro, Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20040-918(21) 2215-1132

2.

Investimentos FII

2.1 Descrição dos negócios realizados no período
Não possui informação apresentada.

3.

Programa de investimentos para os exercícios seguintes, incluindo, se necessário, as informações descritas no item 1.1 com relação aos investimentos ainda não realizados:

Desde o segundo semestre de 2018, foi aprovado em Assembleia Geral de Cotistas retenção de rendimentos extraordinária para fazer caixa visando a reforma da fachada do empreendimento. O projeto está em fase de análise e deve ser iniciado durante o ano de 2019

4.

Análise do administrador sobre:

4.1 Resultado do fundo no exercício findo
O Fundo distribuiu a título de rendimentos o equivalente a R$ 414,24 a.a. por cota, valor 5,94% inferior à distribuição nominal do ano anterior (R$ 440,38), já observada a retenção extraordinária para a reforma de fachada. A distribuição informada representa um Dividend Yield de 17,97% considerando a cota de mercado no Fechamento de 2018 (R$ 2.305,00).
4.2 Conjuntura econômica do segmento do mercado imobiliário de atuação relativo ao período findo
O período findo teve eventos não recorrentes que impactaram diretamente em diversos setores na economia, com destaque para a greve geral dos caminhoneiros, Copa do Mundo e eleições presidenciais. Especificamente no setor imobiliário, o ciclo de juros baixos e oferta de crédito foi benéfico por provocar migração de investimentos. Referente ao mercado imobiliário do RJ, apesar de 2018 ter registrado absorção líquida positiva, o que não ocorria há alguns anos, as taxas de vacância ainda se encontram bem acima do que é considerado equilibrado para o andamento saudável do mercado.
4.3 Perspectiva para o período seguinte com base na composição da carteira
Com a taxa de juros nos mais baixos níveis da série histórica e sem pressões inflacionárias esperadas no curto prazo, o que poderia gerar novo ciclo de alta da Selic, o cenário para investimentos imobiliários se mostra sólido. A recuperação econômica, principalmente em relação a emprego e renda ainda se desenvolve em ritmo lento, mas a aprovação das reformas econômicas pelo novo governo pode gerar novo fluxo de investimentos. Nesse cenário, e especialmente se o grau de investimento voltar à pauta, é esperado aquecimento nos níveis de emprego, renda, e consequentemente consumo, com impactos positivos esperados para o setor imobiliário. Especificamente, o mercado imobiliário no RJ ainda apresenta desequilíbrio entre oferta e demanda. No entanto, após 4 anos de resultados negativos, o mercado começa a desacelerar a queda, com tendência de estabilização de preços.

5.

Riscos incorridos pelos cotistas inerentes aos investimentos do FII:

Ver anexo no final do documento. Anexos
6. Valor Contábil dos ativos imobiliários do FIIValor Justo, nos termos da ICVM 516 (SIM ou NÃO)Percentual de Valorização/Desvalorização apurado no período
Relação de ativos imobiliáriosValor (R$)
Edifício Almirante Barroso327.343.000,00SIM-32,35%
6.1 Critérios utilizados na referida avaliação
Método utilizado para imóveis: Capitalização da renda através do fluxo de caixa descontado; Empresa: Cushman & Wakefield.
7.Relação de processos judiciais, não sigilosos e relevantes
Nº do ProcessoJuízoInstânciaData da InstauraçãoValor da causa (R$)Partes no processoChance de perda (provável, possível ou remota)
0023109-25.2010.4.02.5101Rio de Janeiro,Justiça Federal, 7ª Vara Cível,RJ1ª Instância16/12/201021.789.307,56Fundo de Investimento Imobiliário Almirante Barroso CEF - Caixa Econômica Federal / RJremota
Principais fatos
Ação Revisional, com pedido liminar de fixação de aluguel provisório, visando majorar o aluguel mensal do prédio para R$ 3.630.000,00), com base no laudo de avaliação apresentado pela Brazilian Mortgages quando do ajuizamento da ação em 2010. Ação Revisional, com pedido liminar de fixação de aluguel provisório, visando majorar o aluguel mensal do prédio para R$ 3.630.000,00 (três milhões e seiscentos e trinta mil reais), com base no laudo de avaliação apresentado pela Brazilian Mortgages quando do ajuizamento da ação em 2010. Em 15.08.2014, foi publicada decisão homologando o laudo pericial no valor de R$ 4.281.578,29 Em 26.08.2016, publicação de sentença que julgou procedentes os pedidos dos Fundos para (i) fixar o novo aluguel no valor de R$ 4.281.578,29, com data base de 17.12.2010 e (ii) homologar os cálculos do contador para o imediato pagamento do valor histórico de R$ 7.856.412,87 (referente à parcela dos alugueis provisórios pagos a menor pela CEF). Em 16.11.2016, a CEF interpôs apelação Em 05.07.2017, publicação do acórdão. Em 27.07.2017, trânsito em julgado do acórdão Em 06.11.2017, a CEF ingressou com petição impugnando a nossa petição e requerendo a redução do valor do aluguel provisório, com a juntada de laudo técnico. Aguardamos o decurso do prazo para darmos entrada em nossa petição afastando todos os argumentos da CEF. Em 01.02.2018, realizada audiência Em 17.04.2018, decisão rejeitando os embargos de declaração da CEF. O perito apresentou sua proposta de honorários no valor de R$ 73.100,00, a metodologia que será utilizada e o seu currículo profissional, aguardando abertura de prazo para as partes se manifestarem. No TRF, pautado o julgamento do agravo de instrumento interposto pela CEF, para o dia 24.04.2018, com resultado negando provimento ao recurso. Em 08.07.2018, honorários já homologados no valor de R$ 73.100,00, e determinado o deposito do valor para iniciar a nova perícia. Requerimento dos Fundos para que o pagamento seja através de alvará de levantamento do saldo existente em conta judicial, referente a parte não levantada dos honorários do perito cujo laudo foi anulado. Em 2ª instância, julgamento pelo provimento parcial do agravo da CEF, para destacar que não precluiu a discussão da diferença de honorários retroativos, acórdão objeto de embargos de declaração por parte dos Fundos e CEF pendente de julgamento. Em 05.09.2018, publicada decisão deferindo o pedido do Fundo de pagamento dos honorários do perito através da expedição de alvará judicial para levantamento de saldo em conta judicial existente, e após, será iniciada a perícia. Em 07.01.2019, publicada decisão que homologou os cálculos do contador a título de diferencia de provisórios, determinando que a CEF apresente os cálculos atualizados em 15 dias (a contar de 21.01.2019, em razão do recesso forense)
Análise do impacto em caso de perda do processo
Demanda Revisional, pode alterar o valor do aluguel pago pelo locatário, em geral a partir da data-base de ajuizamento/citação. Custas e honorários advocatícios podem ser considerados devidos.
Nº do ProcessoJuízoInstânciaData da InstauraçãoValor da causa (R$)Partes no processoChance de perda (provável, possível ou remota)
0102209-81.2017.5.01.0201Duque de Caxias,Foro Trabalhista, 1ª Vara do Trabalho,RJ1ª Instância24/10/2017212.999,14Jaime Alves Lira Caixa Econômica Federal CBR Engenharia S/S Ltda. Banco BTG Pactual S.A.possível
Principais fatos
Trata-se de ação trabalhista.Em relação ao Banco BTG (réu na ação, embora se refira ao FII Almirante Barroso), o Reclamante pleiteia o reconhecimento de sua responsabilidade solidária no acidente de trabalho supostamente sofrido e respectiva indenização por danos morais_04.11.2017 - Distribuição de demanda trabalhista de arquiteto contratado/ligado à CEF que respondia pela obra do Almirante Barroso. 13.03.2018 - Audiência de Conciliação Realizada. Sem acordo. Defesas apresentadas. Prazo de 15 (quinze) dias para réplica. Audiência de instrução designada para 12/07/2018, às 12:00 horas. 10.07.2018 -A audiência de instrução marcada para o dia 12.7.2018, foi redesignada para 17.9.2018, às 12:00h. 26.07.2018 - o Reclamante apresentou réplica. Aguarda-se a audiência redesignada para 17.9.2018, às 12:00h. 17.09.2018 - foi realizada audiência, oportunidade na qual foram colhidos os depoimentos pessoais do reclamante e das remaclamadas. 29.09.2018 - foi proferida sentença que julgou improcedente o vínculo empregatício pleiteado com a CEF e, por consequência, julgou improcedente os demais pedidos, inclusive em relação ao Banco BTG. Em 5.10.2018 o Reclamante apresentou Embargos de Declaração.
Análise do impacto em caso de perda do processo
Em caso de condenação, será reconhecida a responsabilidade solidária do BTG Pactual ao pagamento de indenização por danos morais, cujo valor será arbitrado pelo juiz.
Nº do ProcessoJuízoInstânciaData da InstauraçãoValor da causa (R$)Partes no processoChance de perda (provável, possível ou remota)
0004881-07.2017.8.26.0428 ( 0010792-73.2012.8.26.0428 ) Paulínia,Foro de Paulínia, 2ª Vara Cível,SP1ª Instância25/08/20171.195.383,55Fundo de Investimento Imobiliário Almirante Barroso Massa Falida de SBR Indústria Comércio e Serviços Ltdaremota
Principais fatos
Restituição de 3753 peças do Piso Colosseo e 235 peças do Piso Lapidato ou restituição do valor de R$ 1.195.383,55 (apenso à recuperação judicial da requerida)_Protocolo da petição inicial em 25.08.2017. 20.09.2017 - Pedido de Restituição foi juntado na Falência. Juíza determinou que AJ se manifestasse sobre nosso pedido. 25.09.2017 - AJ requisitou desentranhamento da petição para que o tramite ocorra em apenso, com numeração própria. 17.10.2017 - Juíza determinou desentranhamento e autuação em processo apenso. 07.11.2017 - Incidente instaurado em autos apensos. 17.11.2017 - devolução dos autos pelo Ministério Público 21.03.2018 - recebidos os autos do perito 23.05.2018 - Protocolo de petição requerendo a intimação da Massa Falida para se manifestar sobre o pedido de restituição . 02.07.18 - Despacho intimando o administrador judicial da Massa Falida para manifestar-se a respeito do pedido de restituição.
Análise do impacto em caso de perda do processo
Risco é não conseguir restituir os bens e não receber o valor deles na falência.
8.Relação de processos judiciais, repetitivos ou conexos, baseados em causas jurídicas semelhantes, não sigilosos e relevantes
Não possui informação apresentada.
9.Análise dos impactos em caso de perda e valores envolvidos relacionados aos processos judiciais sigilosos relevantes:
Não possui informação apresentada.

10.

Assembleia Geral

10.1 Endereços (físico ou eletrônico) nos quais os documentos relativos à assembleia geral estarão à disposição dos cotistas para análise:
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3477 - 14º andar - Itaim Bibi - São Paulo/SP
Os documentos relativos à Assembleia Geral estarão disponíveis na sede do Administrador bem como no site da B3 e do Banco BTG Pactual conforme endereços abaixo: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/fundos-de-investimentos/fii/fiis-listados/ https://www.btgpactual.com/home/asset-management/fundos-btg-pactual
10.2 Indicação dos meios de comunicação disponibilizados aos cotistas para (i) a inclusão de matérias na ordem do dia de assembleias gerais e o envio de documentos pertinentes às deliberações propostas; (ii) solicitação de lista de endereços físicos e eletrônicos dos demais cotistas para envio de pedido público de procuração.
Disponibilizamos aos cotistas o endereço de e-mail abaixo para solicitações referentes as assembleias bem como dúvidas em geral: Sh-contato-fundoimobiliario@btgpactual.com
10.3 Descrição das regras e procedimentos aplicáveis à participação dos cotistas em assembleias gerais, incluindo (i) formalidades exigidas para a comprovação da qualidade de cotista e representação de cotistas em assembleia; (ii) procedimentos para a realização de consultas formais, se admitidas em regulamento; (iii) regras e procedimentos para a participação à distância e envio de comunicação escrita ou eletrônica de voto.
(i) O cotista é apto ao voto caso conste da base de cotistas na data da convocação da AGC. No dia da AGC, a qualidade de cotista é comprovada através de documento de identificação com foto (RG, RNE, CNH) para PF. No caso da PJ, é exigido (1)Cópia autenticada do último estatuto ou contrato social consolidado e da documentação societária outorgando poderes de representação (ata de eleição dos diretores e/ou procuração com firma reconhecida);(2)Documento de identificação com foto do(s) representante(s) legal(is);(c) no caso de Fundos de Investimento é exigido (1)Cópia autenticada do último regulamento consolidado do fundo e estatuto social do seu administrador, além da documentação societária outorgando poderes de representação (ata de eleição dos diretores e/ou procuração); (2)Documento de identificação com foto do(s) representante(s) legal(is); (d)caso o Cotista seja representado, o procurador deverá estar munido de procuração válida, com poderes específicos e firma reconhecida pelo cotista outorgante. Adotamos, ainda, o procedimento de verificar a Base de cotistas antes da assembleia buscando identificar possíveis cotistas impedidos de votar para que possamos informar caso estejam presentes na AGC. Adicionalmente, iniciamos questionando se algum cotista presente se considera conflitado. Ainda relacionado a plateia, caso exista um convidado de cotista ou outro presente apenas telespectador, solicitamos aos cotistas presentes autorização para que o mesmo assista a AGC. Previamente ainda, verificamos se o Fundo possui representantes de cotistas eleitos para que possamos identificá-los. (ii) Quando previsto em regulamento, é possível a realização de consultas formais. Tais consultas são realizadas por meio do envio de uma carta consulta para toda a base de cotistas, na qual consta a exposição do Administrador sobre os itens a serem deliberados, data limite para manifestação do voto, prazo para apuração dos votos e orientação sobre o envio da manifestação bem como documentos que devem ser anexados. Além disso, segue uma carta resposta modelo com os itens em deliberação, campo para voto e itens para preenchimento de dados do cotistas e assinatura. Estabelecemos um mínimo de 5 dias após o prazo final para apuração dos votos dos cotistas que postaram seus votos dentro do prazo mas que por algum motivo tenham demorado um pouco mais para chegar até a Administradora. (iii) Para AGCs não realizamos o operacional de participação à distância, uma vez que tais procedimentos ainda não estão previstos no regulamento do Fundo e as entidades nas quais as cotas do Fundo estão registradas ainda não disponibilizaram sistemas e operacionais para tanto. Caso o cliente deseje, pode fornecer procuração concedendo a um procurador, ou mesmo à Administradora, o direito de exercer seu voto em Assembleia presencial, sendo certo que de tal procuração pode constar expressa a declaração de voto do cotista (o que no caso de procurações à Administradora é mandatório).
10.3 Práticas para a realização de assembleia por meio eletrônico.
Não realizamos assembleias por meio eletrônico para os fundos imobiliários dado que entendemos que não é do perfil de grande parte dos cotistas que acabariam prejudicados pelo modelo eletrônico

11.

Remuneração do Administrador

11.1Política de remuneração definida em regulamento:
A ADMINISTRADORA receberá por seus serviços uma taxa de administração equivalente a 2,5% (dois inteiros e cinquenta centésimos por cento), calculada sobre a receita operacional líquida do FUNDO. Entende-se por “receita operacional líquida” a somatória de todas as receitas auferidas pelo Fundo. Parágrafo Primeiro - A taxa de administração será calculada e paga à ADMINISTRADORA mensalmente, por período vencido, até o quinto dia útil do mês subsequente ao dos serviços prestados. Parágrafo Segundo – Enquanto vigorar o contrato de locação do Imóvel com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, a ADMINISTRADORA fará jus ao recebimento de remuneração mínima mensal equivalente a R$ 20.000,00 (vinte mil reais), a título de taxa de administração.
Valor pago no ano de referência (R$):% sobre o patrimônio contábil:% sobre o patrimônio a valor de mercado:
1.267.481,260,38%0,38%

12.

Governança

12.1Representante(s) de cotistas
Representante 1
Nome: Gabriel José LindenbaumIdade: 45
Profissão: AdvogadoCPF: 1111095744
E-mail: lisboalindenbaum@gmail.comFormação acadêmica: Formado na faculdade de direito no ano de 1995
Forma de remuneração (conforme definido em Assembleia): R$3.000,00 reais mensaisValor pago no ano de referência (R$): NaN
% sobre o patrimônio contábil: NaN% sobre o patrimônio a valor de mercado: NaN
Quantidade de cotas detidas do FII: 430,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 103,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 0,00Data da eleição em Assembleia Geral: 31/05/2016
Término do Mandato: 31/05/2017
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Nome da EmpresaPeríodoCargo e funções inerentes ao cargoAtividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram
Lisboa Lindenbaum Imoveis LTDA25Sócio GerenteAdministração, locação, compra e venda de imóveis, e processos judiciais na área imobiliária, como despejos, execuções, renovatórias e revisionais.
Relação de fundos em que exerça a função de Representante de CotistasData da eleição em Assembleia GeralTérmino do mandato
BB FII PROGRESSIVO2016-06-142018-06-14
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminalNão há
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadasNão há
Representante 2
Nome: Luiz Gustavo Aurnheimer VieiraIdade: 38
Profissão: AdministradorCPF: 8436389743
E-mail: lgvieira@2013@gmail.comFormação acadêmica:
Forma de remuneração (conforme definido em Assembleia): R$3.000,00 reais mensais por representanteValor pago no ano de referência (R$): 0,00
% sobre o patrimônio contábil: 0,00%% sobre o patrimônio a valor de mercado: 0,00%
Quantidade de cotas detidas do FII: 1.048,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 10,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 10,00Data da eleição em Assembleia Geral: 31/05/2016
Término do Mandato: 31/05/2017
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Nome da EmpresaPeríodoCargo e funções inerentes ao cargoAtividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram
Consenso Locação e construção de Imóveis Ltda6SócioLocação e construção de imóveis
Relação de fundos em que exerça a função de Representante de CotistasData da eleição em Assembleia GeralTérmino do mandato
BB FII PROGRESSIVO2016-06-142018-06-14
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminalNão há
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadasNão há
12.2Diretor Responsável pelo FII
Nome: Allan HadidIdade: 43 anos
Profissão: EconomistaCPF: 071.913.047-66
E-mail: ol-reguladores@btgpactual.comFormação acadêmica: Graduado em ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em dezembro de 1997.
Quantidade de cotas detidas do FII: 0,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 0,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 0,00Data de início na função: 29/09/2016
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Nome da EmpresaPeríodoCargo e funções inerentes ao cargoAtividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram
Banco BTG Pactual S.ADe julho de 2014 até hojeIngressou como partner no Banco BTG Pactual S.A. na posição de COO (Chief Operations Officer) da área de Merchant Banking e, atualmente, ocupa o cargo de COO (Chief Operations Officer) da área de Global Asset ManagementAtualmente, ocupa o cargo de COO (Chief Operations Officer) da área de Global Asset Management.
BRZ InvestimentosDe junho de 2011 até junho de 2014CEO (Chief Executive Officer)Atuou na área de gestão de recursos
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminalNão há
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadasNão há
13.Distribuição de cotistas, segundo o percentual de cotas adquirido.
Faixas de PulverizaçãoNº de cotistasNº de cotas detidas% de cotas detido em relação ao total emitido% detido por PF% detido por PJ
Até 5% das cotas 2.901,0074.643,0071,22%69,03%2,19%
Acima de 5% até 10% 3,0030.157,0028,78%28,78%0,00%
Acima de 10% até 15% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 15% até 20% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 20% até 30% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 30% até 40% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 40% até 50% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 50% 0,000,000,00%0,00%0,00%

14.

Transações a que se refere o art. 34 e inciso IX do art.35, da Instrução CVM nº 472, de 2008

Não possui informação apresentada.

15.

Política de divulgação de informações

15.1 Descrever a política de divulgação de ato ou fato relevante adotada pelo administrador, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores, indicando os procedimentos relativos à manutenção de sigilo acerca de informações relevantes não divulgadas, locais onde estarão disponíveis tais informações, entre outros aspectos.
De acordo com o previsto na IN CVM 472 nossa política de divulgação define prioritariamente como fato relevante eventos significativos de vacância que possam representar 5% ou mais da Receita do Fundo na data da divulgação. Para outras situações, todas são devidamente analisadas para que se confirme se devem ou não ser classificadas como um fato relevante e consequentemente serem divulgadas de acordo com nossa política. A divulgação é feita antes da abertura ou depois do fechamento do mercado através dos seguintes canais: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/fundos-de-investimentos/fii/fiis-listados/ https://www.cvm.gov.br/menu/regulados/fundos/consultas/fundos/fundos.html https://www.btgpactual.com/home/asset-management/fundos-btg-pactual
15.2 Descrever a política de negociação de cotas do fundo, se houver, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores.
https://www.btgpactual.com/home/asset-management/fundos-btg-pactual
15.3 Descrever a política de exercício do direito de voto em participações societárias do fundo, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores.
https://www.btgpactual.com/home/asset-management/fundos-btg-pactual
15.4 Relacionar os funcionários responsáveis pela implantação, manutenção, avaliação e fiscalização da política de divulgação de informações, se for o caso.
Bruno Duque Horta Nogueira
16.Regras e prazos para chamada de capital do fundo:
Será de acordo com estabelecido em Assembleia Geral Extraordinária respeitando as regras do regulamento.

Anexos
5.Riscos

Nota

1.A relação de prestadores de serviços de que trata o item 1.8 deve ser indicada quando o referido prestador de serviços representar mais de 5% das despesas do FII