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Informe Anual

Nome do Fundo: BB FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIARIO PROGRESSIVOCNPJ do Fundo: 07.000.400/0001-46
Data de Funcionamento: 06/12/2004Público Alvo: Investidores em Geral
Código ISIN: BRBBFICTF006Quantidade de cotas emitidas: 130.000,00
Fundo Exclusivo? NãoCotistas possuem vínculo familiar ou societário familiar? Não
Classificação autorregulação: Mandato: RendaSegmento de Atuação: Lajes CorporativasTipo de Gestão: PassivaPrazo de Duração: Indeterminado
Data do Prazo de Duração: Encerramento do exercício social: 31/12
Mercado de negociação das cotas: MBO Entidade administradora de mercado organizado: BM&FBOVESPA
Nome do Administrador: CAIXA ECONOMICA FEDERALCNPJ do Administrador: 00.360.305/0001-04
Endereço: Avenida Paulista, 2300, 11º Andar- Cerqueira Cesar- São Paulo- SP- 01310300Telefones: (11) 3572-4210
Site: www.caixa.gov.brE-mail: supot02@caixa.gov.br
Competência: 12/2018

1.

Prestadores de serviços

CNPJ

Endereço

Telefone

1.1 Gestor: Caixa Economica Federal00.360.305/0001-04Av. Paulista, nº 2.300, 11º andar - Cerqueira Cesar - São Paulo/SP - CEP nº 01310-300(11) 3572-4210
1.2 Custodiante: CM Capital Markets CCTVM LTDA.02.685.483/0001-30Rua Gomes de Carvalho, nº 1.195, 4º andar, Sala 2A Conj 42 - Vila Olímpia - São Paulo/SP - CEP nº 04547-004(11) 3842-1122
1.3 Auditor Independente: BDO RCS Auditores Independente S.S.54.276.936/0001-79Rua Major Quedinho, 90 - Consolação - São Paulo - SP - CEP nº 01313-000(11) 3848-5880
1.4 Formador de Mercado: ../-
1.5 Distribuidor de cotas: ../-
1.6 Consultor Especializado: ../-
1.7 Empresa Especializada para administrar as locações: J. Fleury Assessoria e Consultoria Imobiliária LTDA37.097.813/0001-51SRTV SUL Quadra nº 701, Bloco B, Centro Empresarial Brasília, salas nº 606/608 - Brasília/DF - CEP nº 70340-907(61) 3224-9884

1.8

Outros prestadores de serviços¹:

CNPJ

Endereço

Telefone

Cushman & Wakefield Consultoria Imobiliária Ltda02..73.0.6/11/0-00Al Araguaia 2044, Bloco 1, sala 1312(61) 99244 4878

2.

Investimentos FII

2.1 Descrição dos negócios realizados no período
Não possui informação apresentada.

3.

Programa de investimentos para os exercícios seguintes, incluindo, se necessário, as informações descritas no item 1.1 com relação aos investimentos ainda não realizados:

Submeter propostas de retrofit do Edifício Sede I à assembleia de cotistas.

4.

Análise do administrador sobre:

4.1 Resultado do fundo no exercício findo
Durante o exercício de 2018 foram auferidos R$ 39.274.591,03 como receita de aluguel, sendo R$ 29.321.547,67 provenientes do contrato de locação total do imóvel do CARJ localizado na cidade do Rio de Janeiro e R$ 9.953.043,36 provenientes do contrato de locação parcial do imóvel Sede I localizado no Distrito Federal. A receita com operações financeiras em 2018 totalizou R$ 1.071.392,08. Do resultado financeiro líquido obtido, mensalmente, 95% foi distribuído como rendimento aos cotistas e 5% retido para compor reserva estatutária.
4.2 Conjuntura econômica do segmento do mercado imobiliário de atuação relativo ao período findo
Em relação ao mercado imobiliário de Brasília, cidade onde se situa o Edifício Sede I, conforme diagnóstico da Colliers International: “A atividade econômica mais importante da cidade de Brasília é a administração pública e os setores de comércio e serviços ligados a ela. Por isso a maior parte do inventário corresponde a essas atividades. Em relação a conjuntos corporativos, aproximadamente 50% do inventário corresponde a edifícios utilizados por órgãos públicos, 31% do volume corresponde a edifícios multiusuários e 19% de edifícios monousuários. Quando tratando da tipologia de salas comerciais, a grande maioria do inventário corresponde a imóveis multiusuários (87%), com edifícios públicos ocupando 11% e monousuários ocupando 2% do volume total. A recente situação de instabilidade política e econômica brasileira é observada na elevação da taxa de vacância em praticamente todas as regiões, assim como quedas consecutivas dos valores médios pedidos dos imóveis com tipologia de conjunto corporativo. Apesar da crise, os valores pedidos para salas comerciais aumentaram durante os anos de crise, se aproximando dos valores pedidos para os conjuntos corporativos, fenômeno contrário ao observado em um cenário pré-crise." Já em relação ao mercado imobiliário do Rio de Janeiro, cidade onde se situa o Edifício CARJ, o diagnóstico da Colliers International foi de que: “O mercado de escritórios da cidade do Rio de Janeiro, Classe A+ e A encerrou o 3º trimestre de 2018 com um inventário de 1.671 mil m², enquanto a Classe B teve um inventário existente de 977 mil m². Não houve variação no volume do inventário Classe A+ e A e Classe B durante o ano de 2018. A absorção líquida do trimestre para escritórios Classe A+ e A foi positiva, 33 mil m², assim como o da Classe B, positivo de 1 mil m². O resultado positivo das Classes A+ e A representa o maior indicativo desde o ano de 2014, em contraponto variação dos indicativos negativos de 2016 e 2017, pode ser considerado expressivo. Para Classe B, apesar da variação ter caráter tímida, a manutenção da absorção líquida positiva indica recuperação, principalmente em comparação com o período de 2014 a 2016."
4.3 Perspectiva para o período seguinte com base na composição da carteira
A perspectiva em relação ao Edifício Sede I é de se realizar as intervenções necessárias e fortalecer o trabalho com assessores imobiliários para locação das áreas vagas. Quanto ao CARJ, a perspectiva é de alinhar com o atual locatário as condições de uma eventual saída do imóvel ou venda do bloco 9, sendo que o contrato está vigente até outubro de 2020.

5.

Riscos incorridos pelos cotistas inerentes aos investimentos do FII:

Ver anexo no final do documento. Anexos
6. Valor Contábil dos ativos imobiliários do FIIValor Justo, nos termos da ICVM 516 (SIM ou NÃO)Percentual de Valorização/Desvalorização apurado no período
Relação de ativos imobiliáriosValor (R$)
Imóvel DF - SEDE1165.000.000,00SIM7,97%
Imóvel RJ - CARJ220.000.000,00SIM18,97%
6.1 Critérios utilizados na referida avaliação
A metodologia básica aplicada no trabalho fundamenta-se na NBR-14653 - Norma Brasileira para Avaliação de Bens da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em suas partes: Parte 1: Procedimentos Gerais, Parte 2: Imóveis Urbanos e Parte 4: Empreendimentos. Foi utilizada também a Norma para Avaliação de Imóveis Urbanos – versão 2011, publicada pelo IBAPE - Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, Departamento de São Paulo. Foram observados os padrões de conduta e ética profissionais, estabelecidos pelo Red Book em sua edição de 2014, editados pelo Royal Institution of Chartered Surveyors (“RICS”), e pelas normas do International Valuation Standards Council (“IVSC”), nos seus pronunciamentos: 101 – Scope of Work, 102 – Implementation e 103 – Reporting.
7.Relação de processos judiciais, não sigilosos e relevantes
Não possui informação apresentada.
8.Relação de processos judiciais, repetitivos ou conexos, baseados em causas jurídicas semelhantes, não sigilosos e relevantes
Não possui informação apresentada.
9.Análise dos impactos em caso de perda e valores envolvidos relacionados aos processos judiciais sigilosos relevantes:
Não possui informação apresentada.

10.

Assembleia Geral

10.1 Endereços (físico ou eletrônico) nos quais os documentos relativos à assembleia geral estarão à disposição dos cotistas para análise:
Av. Paulista, nº 2.300, 11º andar - Cerqueira Cesar - São Paulo/SP - CEP nº 01310-300
http://www.caixa.gov.br/site/paginas/downloads.aspx
10.2 Indicação dos meios de comunicação disponibilizados aos cotistas para (i) a inclusão de matérias na ordem do dia de assembleias gerais e o envio de documentos pertinentes às deliberações propostas; (ii) solicitação de lista de endereços físicos e eletrônicos dos demais cotistas para envio de pedido público de procuração.
e-mail supot02@caixa.gov e telefones (11) 3572-4245 e 3572-4210.
10.3 Descrição das regras e procedimentos aplicáveis à participação dos cotistas em assembleias gerais, incluindo (i) formalidades exigidas para a comprovação da qualidade de cotista e representação de cotistas em assembleia; (ii) procedimentos para a realização de consultas formais, se admitidas em regulamento; (iii) regras e procedimentos para a participação à distância e envio de comunicação escrita ou eletrônica de voto.
Os cotistas devem comparecer ao local designado para a Assembleia Geral presencial portando documento de identidade original com validade em todo o território nacional e, no caso daqueles que se fizerem representar por procuradores, estes devem ter sido constituídos há menos de 1 (um) ano e devem comparecer ao local designado portando procuração original com firma reconhecida e com poderes específicos. Nas consultas formais, são recebidos os votos pelo correio com firma reconhecida em cartório do cotista e contabilizados em controle específico. Não é admitido pelo Regulamento do Fundo a realização de Assembleia Geral para a participação à distancia e envio de comunicação escrita ou eletrônica de voto, com exceção das consultas formais.
10.3 Práticas para a realização de assembleia por meio eletrônico.
Não é admitido pelo Regulamento do Fundo a realização de Assembleia Geral por meio eletrônico.

11.

Remuneração do Administrador

11.1Política de remuneração definida em regulamento:
A ADMINISTRADORA receberá, pelos serviços de gestão do FUNDO, com exclusão de qualquer outra, a seguinte remuneração, cobrada mensalmente: o equivalente à 3,00% (três inteiros) ao mês sobre o total de receitas do FUNDO, deduzidas todas as despesas e provisões do FUNDO, antes da incidência da referida taxa, tendo como piso mensal o valor de R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais), corrigido anualmente pelo IGP-M da FGV. De acordo com o Regulamento § 2º - A taxa de administração estabelecida no caput contempla: I - A remuneração pelos serviços de Administração e gestão do FUNDO, o equivalente a 2,23% (dois inteiros e vinte e três centésimos por cento) ao mês sobre o total de receitas do FUNDO. II - A remuneração pelos serviços de Custódia Qualificada e Controladoria do FUNDO, o equivalente a 0,08% (oito centésimos por cento) ao mês sobre o total de receitas do FUNDO, respeitando a remuneração mínima mensal de R$ 17.500,00 (dezessete mil e quinhentos reais). III - A remuneração pelos serviços de Escrituração de Cotas do FUNDO, o valor fixo de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) somado ao valor unitário de R$1,15 (um real e quinze centavos) por investidor. * No dia 31 de Outubro de 2018, a ADMINISTRADORA resolveu por instrumento de Ato, com fulcro no artigo 47, inciso III da I CVM n.º 555/14, reduzir a taxa de administração do FUNDO de 5,10% (cinco inteiros e dez centésimos por cento) ao mês para o percentual máximo de 3,00% (três por cento) ao mês sobre o total de receitas do FUNDO. Neste Ato a ADMINISTRADORA consolidou o novo regulamento do FUNDO com as alterações mencionadas, que passou a vigorar em 01/11/2018.
Valor pago no ano de referência (R$):% sobre o patrimônio contábil:% sobre o patrimônio a valor de mercado:
1.517.000,000,38%0,56%

12.

Governança

12.1Representante(s) de cotistas
Representante 1
Nome: Gabriel Jose LindenbaumIdade: 46 anos
Profissão: AdvogadoCPF: 1111095744
E-mail: lisboalindenbaum@gmail.comFormação acadêmica: Direito
Forma de remuneração (conforme definido em Assembleia): R$3.000,00 mil reais mensais conforme aprovado na Assembleia Geral Extraordinária de Cotistas realizada em 27/01/2017Valor pago no ano de referência (R$): 21.000,00
% sobre o patrimônio contábil: 0,00%% sobre o patrimônio a valor de mercado: 0,01%
Quantidade de cotas detidas do FII: 497,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 0,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 0,00Data da eleição em Assembleia Geral: 14/06/2016
Término do Mandato: 14/06/2018
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Nome da EmpresaPeríodoCargo e funções inerentes ao cargoAtividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram
Lisboa Lindenbaum Imovéis LTDA1992 até os dias atuaisSócio GerenteAdministração,locação,compra e venda de imóveis e proc. Jud
Não possui informação apresentada.
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminalNão há
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadasNão há
Representante 2
Nome: Luiz Gustavo Aurnheimer VieiraIdade: 39 anos
Profissão: AdministradorCPF: 8436389743
E-mail: lgvieira2013@gmail.com Formação acadêmica: Sem formação
Forma de remuneração (conforme definido em Assembleia): R$3.000,00 mil reais mensais conforme aprovado na Assembleia Geral Extraordinária de Cotistas realizada em 27/01/2017Valor pago no ano de referência (R$): 21.000,00
% sobre o patrimônio contábil: 0,00%% sobre o patrimônio a valor de mercado: 0,01%
Quantidade de cotas detidas do FII: 88,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 0,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 0,00Data da eleição em Assembleia Geral: 14/06/2016
Término do Mandato: 14/06/2018
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Nome da EmpresaPeríodoCargo e funções inerentes ao cargoAtividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram
Consenso Locação e Construção de Imóveis LTDA2004 até os dias atuaisSócioLocação e construção de imóveis
Não possui informação apresentada.
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminalNão há
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadasNão há
Representante 3
Nome: Daniel Cambraia DanzigIdade: 29 anos
Profissão: AdministradorCPF: 104.129.406-98
E-mail: danielcdanzig@gmail.comFormação acadêmica: Administração de Empresas
Forma de remuneração (conforme definido em Assembleia): R$3.000,00 mil reais mensais conforme aprovado na Assembleia Geral Extraordinária de Cotistas realizada em 27/01/2017Valor pago no ano de referência (R$): 21.000,00
% sobre o patrimônio contábil: 0,00%% sobre o patrimônio a valor de mercado: 0,01%
Quantidade de cotas detidas do FII: 1,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: NaN
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 1,00Data da eleição em Assembleia Geral: 29/05/2017
Término do Mandato: 14/06/2018
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Não possui informação apresentada.
Não possui informação apresentada.
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminal
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas
12.2Diretor Responsável pelo FII
Nome: Alenir de Oliveira RomanelloIdade: 58 anos
Profissão: EconomiárioCPF: 14818000191
E-mail: viart@caixa.gov.brFormação acadêmica: Mestrado
Quantidade de cotas detidas do FII: 0,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 0,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 0,00Data de início na função: 26/08/2016
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Nome da EmpresaPeríodoCargo e funções inerentes ao cargoAtividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram
Caixa Econômica Federal26/08/2016 até o momentoDiretora Executiva InterinaDiretoria Executiva de Ativos de Terceiros
Caixa Econômica FederalDesde de 23/08/2011Superintendente NacionalSuperintendência Nacional de Fundos de Investimento Especiais
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminalNão há
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadasNão há
13.Distribuição de cotistas, segundo o percentual de cotas adquirido.
Faixas de PulverizaçãoNº de cotistasNº de cotas detidas% de cotas detido em relação ao total emitido% detido por PF% detido por PJ
Até 5% das cotas 4.893,00123.326,0094,87%91,56%3,30%
Acima de 5% até 10% 1,006.674,005,13%5,13%0,00%
Acima de 10% até 15% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 15% até 20% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 20% até 30% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 30% até 40% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 40% até 50% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 50% 0,000,000,00%0,00%0,00%

14.

Transações a que se refere o art. 34 e inciso IX do art.35, da Instrução CVM nº 472, de 2008

Não possui informação apresentada.

15.

Política de divulgação de informações

15.1 Descrever a política de divulgação de ato ou fato relevante adotada pelo administrador, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores, indicando os procedimentos relativos à manutenção de sigilo acerca de informações relevantes não divulgadas, locais onde estarão disponíveis tais informações, entre outros aspectos.
Fatos relevantes são divulgados no site do Administrador (www.caixa.gov.br → opção “Downloads” → item “Aplicação Financeira – Fundo de Investimento Imobiliário Progressivo”), no site da Comissão de Valores Mobiliarios (www.cvm.gov.br → opção “Informações de Regulados” → opção “Fundos de Investimento” → opção “Consulta a Informações de Fundos” → opção “Fundos de Investimento Registrados” em seguida digitar o nome do Fundo), e da BM&FBOVESPA (www.bmfbovespa.com.br → selecionar “Produtos” → “opção “Renda Variável” → item “Fundos de Investimentos” → selecionar “FIIs listados” → localizar “BB FDO INV IMOB PROGRESSIVO”).
15.2 Descrever a política de negociação de cotas do fundo, se houver, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores.
As cotas do Fundo são negociadas no mercado de balcão organizado da BM&Fbovespa.
15.3 Descrever a política de exercício do direito de voto em participações societárias do fundo, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores.
Fundo não possui participações societárias.
15.4 Relacionar os funcionários responsáveis pela implantação, manutenção, avaliação e fiscalização da política de divulgação de informações, se for o caso.
Gerente Executivo: LUCIANO GARRIDO Operadores de Mesa: ALBERTO DANIEL ARAUJO DA SILVA, CLEBER ALVES FABIO, DAZIA VANESSA EGUCHI KEMPER, ELIANA MARQUES LISBOA, HEBERT GONCALEZ GALLY, PAULA CUNHA DE OLIVEIRA
16.Regras e prazos para chamada de capital do fundo:
Capital foi totalmente subscrito e integralizado.

Anexos
5.Riscos

Nota

1.A relação de prestadores de serviços de que trata o item 1.8 deve ser indicada quando o referido prestador de serviços representar mais de 5% das despesas do FII