Imprimir

Informe Anual

Nome do Fundo: BRADESCO CARTEIRA IMOBILIÁRIA ATIVACNPJ do Fundo: 20.216.935/0001-17
Data de Funcionamento: 19/05/2015Público Alvo: Investidores em Geral
Código ISIN: BRBCIACTF005Quantidade de cotas emitidas: 3.719.038,00
Fundo Exclusivo? NãoCotistas possuem vínculo familiar ou societário familiar? Não
Classificação autorregulação: Mandato: Títulos e Valores MobiliáriosSegmento de Atuação: Títulos e Val. Mob.Tipo de Gestão: AtivaPrazo de Duração: Indeterminado
Data do Prazo de Duração: Encerramento do exercício social: Dezembro
Mercado de negociação das cotas: Bolsa Entidade administradora de mercado organizado: BM&FBOVESPA
Nome do Administrador: BANCO BRADESCO S.A.CNPJ do Administrador: 60.746.948/0001-12
Endereço: Núcleo Adm. Cidade de Deus, S/N, - Vila Yara- Osasco- SP- 06029-900Telefones: (11) 3684-4522
Site: www.bradesco.com.brE-mail: admbrad@bradesco.com.br
Competência: 12/2020

1.

Prestadores de serviços

CNPJ

Endereço

Telefone

1.1 Gestor: BRAM BRADESCO ASSET MANAGEMENT S/A DTVM62.375.134/0001-44Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1309, 2º e 3º andares, Vila Nova Conceição, São Paulo - SP - CEP 04543-011(11) 3847-5132
1.2 Custodiante: BANCO BRADESCO S/A60.746.948/0001-12Núcleo Adm. Cidade de Deus, S/N, Vila Yara, Osasco - SP - CEP 06029-900(11) 3684-4522
1.3 Auditor Independente: PRICEWATERHOUSECOOPERS AUD IND61.562.112/0001-20Av. Francisco Matarazzo, 1400, Torre Torino, Água Branca, São Paulo - SP - CEP 05001-903(11) 3674-2000
1.4 Formador de Mercado: ../-
1.5 Distribuidor de cotas: BANCO BRADESCO BBI S/A06.271.464/0073-93Av Paulista, 1450, 8º Andar, Bela Vista, São Paulo - SP - CEP 01310-917(11) 2178-4800
1.6 Consultor Especializado: ../-
1.7 Empresa Especializada para administrar as locações: ../-
1.8 Outros prestadores de serviços¹:
Não possui informação apresentada.

2.

Investimentos FII

2.1 Descrição dos negócios realizados no período
Relação dos Ativos adquiridos no períodoObjetivosMontantes InvestidosOrigem dos recursos
LFTDiversificação do Patrimônio 105.434.375,43Disponibilidade de recursos em caixa
HGRU11Renda e Ganho de Capital 9.096.913,73Disponibilidade de recursos em caixa
SHPH11Renda e Ganho de Capital 352.365,88Disponibilidade de recursos em caixa
TRNT11Renda e Ganho de Capital 172.516,13Disponibilidade de recursos em caixa
HSML11Renda e Ganho de Capital 16.212.605,29Disponibilidade de recursos em caixa
RBED11Renda e Ganho de Capital 1.302.324,01Disponibilidade de recursos em caixa
VLOL11Renda e Ganho de Capital 408.768,51Disponibilidade de recursos em caixa
XPLG11Renda e Ganho de Capital 12.834.809,68Disponibilidade de recursos em caixa
BRCR11Renda e Ganho de Capital 18.289.169,00Disponibilidade de recursos em caixa
RCRB11Renda e Ganho de Capital 1.818.913,90Disponibilidade de recursos em caixa
SDIL11Renda e Ganho de Capital 4.286.735,68Disponibilidade de recursos em caixa
ONEF11Renda e Ganho de Capital 91.434,13Disponibilidade de recursos em caixa
JSRE11Renda e Ganho de Capital 20.359.464,81Disponibilidade de recursos em caixa
KNIP11Renda e Ganho de Capital 27.686.280,11Disponibilidade de recursos em caixa
BBPO11Renda e Ganho de Capital 4.643.222,32Disponibilidade de recursos em caixa
RNGO11Renda e Ganho de Capital 387.152,49Disponibilidade de recursos em caixa
KNRI11Renda e Ganho de Capital 12.359.798,82Disponibilidade de recursos em caixa
KNCR11Renda e Ganho de Capital 24.666.564,99Disponibilidade de recursos em caixa
ALMI11Renda e Ganho de Capital 797.165,09Disponibilidade de recursos em caixa
FCFL11Renda e Ganho de Capital 2.902.463,88Disponibilidade de recursos em caixa
GRLV11Renda e Ganho de Capital 82.008,71Disponibilidade de recursos em caixa
VILG11Renda e Ganho de Capital 10.431.425,46Disponibilidade de recursos em caixa
BRCO11Renda e Ganho de Capital 9.352.702,29Disponibilidade de recursos em caixa
FCFL11Renda e Ganho de Capital 2.902.463,88Disponibilidade de recursos em caixa
PVBI11Renda e Ganho de Capital 12.164.052,10Disponibilidade de recursos em caixa
AIEC11Renda e Ganho de Capital 8.258.000,00Disponibilidade de recursos em caixa
HGCR11Renda e Ganho de Capital 9.485.342,99Disponibilidade de recursos em caixa
CSHG LOGÍSTICA - FIIRenda e Ganho de Capital 20.005.810,07Disponibilidade de recursos em caixa
HGRE11Renda e Ganho de Capital 10.879.676,88Disponibilidade de recursos em caixa
XI MALLS FIIRenda e Ganho de Capital 3.677.569,63Disponibilidade de recursos em caixa
VISC11Renda e Ganho de Capital 231.282,95Disponibilidade de recursos em caixa
KNSC11Renda e Ganho de Capital 6.745.279,90Disponibilidade de recursos em caixa

3.

Programa de investimentos para os exercícios seguintes, incluindo, se necessário, as informações descritas no item 1.1 com relação aos investimentos ainda não realizados:

Conforme estratégia do gestor, para os exercícios seguintes a gestão buscará manter um portfólio em fundos imobiliários, com diversificação geográfica e por setor (lajes corporativas, galpões, shoppings e recebíveis), podendo também alocar parte da carteira em ativos como CRIs e LCIs. A gestão ativa do portfólio do fundo acompanhará o comportamento dos preços e ajustes de cenários, e poderá buscar novas oportunidades de investimentos por intermédio da aquisição de cotas de novos FIIs.

4.

Análise do administrador sobre:

4.1 Resultado do fundo no exercício findo
No período jan/2020 a dez/2020, o Fundo apresentou retorno da cota patrimonial de -13,33% no ano considerando a valorização da cota patrimonial e a distribuição de rendimentos ao longo do ano, refletindo o impacto da queda do IFIX no período, conforme explorado no próximo item.
4.2 Conjuntura econômica do segmento do mercado imobiliário de atuação relativo ao período findo
O início do ano de 2020 foi marcado pela correção do preço das cotas dos fundos imobiliários, posterior ao rally do final de 2019. Em meados de março, a pandemia de coronavírus chegou ao Brasil, imprimindo quedas expressivas ao preço das cotas dos fundos imobiliários, tendo o IFIX acumulado queda de -10,24% no ano. A taxa Selic fechou o ano em 2,0% aa, após cinco reduções deliberadas pelo Copom, tendo iniciado o ano em 4,5% aa. O IPCA acumulado de 12 meses no fechamento de dezembro foi de 4,52%, chegando a registrar deflação nos meses de abril e maio, mas registrando aceleração a partir de setembro. O PIB do 2020 registrou queda de -4,05%, após ter apresentando elevação de 1,4% em 2019. A fonte da taxa Selic é o Banco Central e do IPCA e PIB, o IBGE. A pandemia impactou setores muito representativos do índice, como os fundos de CRIs atrelados ao CDI, com a redução da taxa básica de juros para seu menor nível histórico, de 2%, e os fundos de shoppings e de lajes corporativas, devido às medidas de restrição de circulação de pessoas e à retração da atividade econômica. Por outro lado, aparecem como vencedores os fundos de galpões logísticos, os de CRI indexados à inflação e fundos selecionados de contratos atípicos com grandes empresas.
4.3 Perspectiva para o período seguinte com base na composição da carteira
Na avaliação da equipe de gestão, seguimos em um cenário de cautela, porém onde há oportunidades. No início de 2021 observamos uma 2a onda muito forte da pandemia de coronavírus no Brasil, com a expressiva alta do número de casos e da ocupação dos leitos de UTI, aliado ao calendário ainda incerto de vacinação. Também há incertezas do ponto de vista fiscal e do ritmo de elevação da taxa básica de juros, com a elevação da inflação. Por fim, o país aproxima-se da eleição presidencial de 2022, episódio que geralmente traz consigo volatilidade. Ainda assim, na visão da equipe de gestão, os fundos imobiliários são uma classe de ativos atrativa nesse cenário de incertezas e baixa taxa de juros, devido às seguintes características: (a) os FIIs são proprietários de ativos reais e/ou contam com a garantia de ativos reais, (b) os imóveis são historicamente vistos como fonte de proteção à inflação, (c) os FIIs contam com pagamento periódico de proventos, acima da taxa básica de juros e isentos de imposto de renda, além da possibilidade de ganho de capital. Trata-se de um mercado com potencial de crescimento e amadurecimento, o que favorece a gestão da carteira em termos de novas ofertas e liquidez no secundário, além do acesso a novos ativos imobiliários. A carteira possui alocação principal em FIIs dos segmentos de lajes corporativas, galpões logísticos, CRIs e shoppings. Para o segmento de lajes corporativas de alto padrão nas principais regiões de negócio da cidade de São Paulo, o fundamento imobiliário segue positivo no médio prazo, devido à baixa vacância e entrega limitada de novas áreas nos próximos anos. No curto prazo, no entanto, alguns riscos permanecem, sendo os principais os impactos da retração da atividade econômica e da morosidade na vacinação, que acarretam na devolução de áreas, sem a contrapartida de novas locações na mesma velocidade. Seguimos atentos ao impacto da utilização do home office, mas, até o momento, a tendência é que a maior parte das empresas adote um formato híbrido, sem prescindir de extensas áreas de escritórios. No segmento de galpões logísticos, a necessidade de isolamento social para contenção do vírus acarretou na aceleração do e-commerce, o que se refletiu em maior demanda pelos galpões, principalmente os bem localizados e de melhor especificação técnica, com consequente redução da vacância. Os dados do mercado de galpões e lajes podem ser encontrados nos relatórios divulgados por empresas do setor, como a Cushman, Colliers e JLL. Os fundos de CRI devem ser positivamente impactados, devido à expectativa de elevação da taxa básica de juros e das altas taxa de inflação. No curto prazo, o segmento de shopping centers segue como o mais impactado pelas medidas de distanciamento social, mas as quedas trazem oportunidades no setor, cujo retorno deve se materializar à medida que o número de casos arrefeça e a vacinação avance.

5.

Riscos incorridos pelos cotistas inerentes aos investimentos do FII:

Ver anexo no final do documento. Anexos
6. Valor Contábil dos ativos imobiliários do FIIValor Justo, nos termos da ICVM 516 (SIM ou NÃO)Percentual de Valorização/Desvalorização apurado no período
Relação de ativos imobiliáriosValor (R$)
Não possui informação apresentada.
6.1 Critérios utilizados na referida avaliação
Atualmente o fundo não possui ativos imobiliários (imóveis) diretamente em sua carteira, considerando a sua estratégia de investimento preponderante, conforme previsto em seu Regulamento.
7.Relação de processos judiciais, não sigilosos e relevantes
Não possui informação apresentada.
8.Relação de processos judiciais, repetitivos ou conexos, baseados em causas jurídicas semelhantes, não sigilosos e relevantes
Não possui informação apresentada.
9.Análise dos impactos em caso de perda e valores envolvidos relacionados aos processos judiciais sigilosos relevantes:
Não aplicável, visto que não há demandas judiciais em nome do Fundo na data base.

10.

Assembleia Geral

10.1 Endereços (físico ou eletrônico) nos quais os documentos relativos à assembleia geral estarão à disposição dos cotistas para análise:
Cidade de Deus, sn, Prédio Amarelo - 1° andar, Vila Yara, Osasco - SP, CEP 06029-900
- http://banco.bradesco/html/classic/produtosservicos/investimentos/fundos/carteira-imobiliaria-ativa-FII.shtm
10.2 Indicação dos meios de comunicação disponibilizados aos cotistas para (i) a inclusão de matérias na ordem do dia de assembleias gerais e o envio de documentos pertinentes às deliberações propostas; (ii) solicitação de lista de endereços físicos e eletrônicos dos demais cotistas para envio de pedido público de procuração.
O meio de comunicação disponibilizado aos cotistas é o atendimento nos seguintes endereços (físico e eletrônico): BANCO BRADESCO S.A. Cidade de Deus, s/nº, Vila Yara CEP 06029-900 Cidade de Osasco, Estado de São Paulo At.: André Bernardino Telefone: +55 (11) 3684-4522 Correio Eletrônico: produtos@bram.bradesco.com.br e admbrad@bradesco.com.br Website: https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/investimentos/fundos/fundos-imobiliarios.shtm
10.3 Descrição das regras e procedimentos aplicáveis à participação dos cotistas em assembleias gerais, incluindo (i) formalidades exigidas para a comprovação da qualidade de cotista e representação de cotistas em assembleia; (ii) procedimentos para a realização de consultas formais, se admitidas em regulamento; (iii) regras e procedimentos para a participação à distância e envio de comunicação escrita ou eletrônica de voto.
A identificação do cotista é realizada mediante a apresentação de documentos comprobatórios, nos casos de voto presencial ou a distância. Com relação ao procedimento de Consulta Formal, deverão ser observadas as formalidades previstas nos artigos 19, 19-A e 41, incisos I e II da Instrução CVM nº 472/08, formalizada por carta, correio eletrônico ou telegrama dirigido pelo Administrador aos Cotistas, para resposta no prazo de 15 (quinze) dias, devendo constar da consulta todos os elementos informativos necessários ao exercício de voto. A resposta dos Cotistas à consulta será realizada mediante o envio, pelo Cotista ao Administrador, de carta, correio eletrônico ou telegrama formalizando o seu respectivo voto, sendo certo que as decisões serão tomadas com base na maioria dos votos recebidos, observados os quóruns previstos no item 9.7 do Regulamento do Fundo.
10.3 Práticas para a realização de assembleia por meio eletrônico.
O Fundo não possui a previsão de realização de assembleia por meio eletrônico, sendo descrito na convocação o procedimento, data, horário e local a ser realizada a assembleia.

11.

Remuneração do Administrador

11.1Política de remuneração definida em regulamento:
Conforme previsto no Regulamento do Fundo, o Administrador receberá, pelos serviços prestados ao Fundo, uma Taxa de Administração equivalente a 0,50% (cinquenta centésimos por cento) ao ano, incidente sobre o Patrimônio Líquido do Fundo, calculada diariamente, na base 1/252 (um duzentos e cinquenta e dois avos) da percentagem referida neste item, e será provisionada por dia útil e paga até o 1º (primeiro) Dia Útil do mês subsequente ao vencido, a partir do mês em que ocorrer a primeira integralização de Cotas. O Administrador poderá estabelecer que parcelas da Taxa de Administração sejam pagas diretamente pelo Fundo aos prestadores de serviços que tenham sido subcontratados pelo Administrador, desde que o somatório dessas parcelas não exceda o montante total da Taxa de Administração. O Gestor receberá, pela prestação dos serviços ao Fundo, equivalente a 0,35% (trinta e cinco centésimos por cento) ao ano, correspondente à parcela da Taxa de Administração paga ao Administrador, calculada nos mesmos termos da Taxa de Administração, sendo que, assim como a Taxa de Administração, não haverá valor mínimo pré estabelecido para a Taxa de Gestão. Adicionalmente, o Gestor também receberá a totalidade da Taxa de Performance paga semestralmente pelo Fundo, a contar da data da primeira integralização de cotas, taxa de performance equivalente a 20% (vinte por cento) do retorno e rendimentos auferidos pelo Fundo que excedam a variação do IFIX no período, calculada e provisionada por dia útil e cobrada no primeiro dia útil subsequente aos meses de junho e dezembro (Data de Apuração de Performance), conforme descrito demonstrativo de cálculo que consta do Regulamento do Fundo. Na hipótese de, em uma determinada Data de Apuração de Performance, o resultado da fórmula de cálculo da Taxa de Performance resultar em valor zero ou negativo, não será cobrada Taxa de Performance. Para fins do cálculo da Taxa de Performance, o valor da cota do fundo no momento de apuração do resultado deve ser comparado ao valor da cota base atualizado pelo IFIX do período transcorrido desde a última cobrança de taxa de performance. Caso o valor da cota base atualizada pelo índice de referência seja inferior ao valor da cota base, a Taxa de Performance a ser provisionada e paga deve ser calculada sobre a diferença entre o valor da cota antes de descontada a provisão para o pagamento da Taxa de Performance e o valor da cota base valorizada pelo índice de referência, limitada à diferença entre o valor da cota antes de descontada a provisão para o pagamento da Taxa de Performance e a cota base.
Valor pago no ano de referência (R$):% sobre o patrimônio contábil:% sobre o patrimônio a valor de mercado:
1.312.633,260,30%0,30%

12.

Governança

12.1Representante(s) de cotistas
Não possui informação apresentada.
12.2Diretor Responsável pelo FII
Nome: ANDRÉ BERNARDINO DA CRUZ FILHOIdade: 60
Profissão: BancárioCPF: 192.221.224-53
E-mail: andre.cruz@bradesco.com.brFormação acadêmica: Administração
Quantidade de cotas detidas do FII: 0,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 0,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 0,00Data de início na função: 07/12/2009
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Nome da EmpresaPeríodoCargo e funções inerentes ao cargoAtividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram
Banco Bradesco S.A.AtualDiretor responsável pela administração dos Fundos Instituição Financeira
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminalNada Consta
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadasNada Consta
13.Distribuição de cotistas, segundo o percentual de cotas adquirido.
Faixas de PulverizaçãoNº de cotistasNº de cotas detidas% de cotas detido em relação ao total emitido% detido por PF% detido por PJ
Até 5% das cotas 13.828,002.900.973,0078,00%99,00%1,00%
Acima de 5% até 10% 3,00818.065,0022,00%100,00%0,00%
Acima de 10% até 15% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 15% até 20% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 20% até 30% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 30% até 40% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 40% até 50% 0,000,000,00%0,00%0,00%
Acima de 50% 0,000,000,00%0,00%0,00%

14.

Transações a que se refere o art. 34 e inciso IX do art.35, da Instrução CVM nº 472, de 2008

Não possui informação apresentada.

15.

Política de divulgação de informações

15.1 Descrever a política de divulgação de ato ou fato relevante adotada pelo administrador, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores, indicando os procedimentos relativos à manutenção de sigilo acerca de informações relevantes não divulgadas, locais onde estarão disponíveis tais informações, entre outros aspectos.
A divulgação de informações periódicas, incluindo ato ou fato relevante, é realizada na página do Administrador na rede mundial de computadores (www.bradesco.com.br/investimentos/fundos), em lugar de destaque e disponível para acesso gratuito, sendo também mantida disponível aos Cotistas na sede do Administrador. Com relação a informações relevantes não divulgadas, estas são protegidas por procedimentos internos de segurança da informação e identificação de destinatários.
15.2 Descrever a política de negociação de cotas do fundo, se houver, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores.
Não aplicável, pois as cotas do Fundo são admitidas à negociação em entidade administradora de mercado organizado.
15.3 Descrever a política de exercício do direito de voto em participações societárias do fundo, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores.
O Gestor adota política de exercício de direito de voto em assembleias, que disciplina os princípios gerais, o processo decisório e as matérias relevantes obrigatórias para o exercício do direito de voto. Essa política de voto orienta as decisões do Gestor em assembleias de detentores de títulos e valores mobiliários que confiram aos seus titulares o direito de voto. A política de voto destina-se a estabelecer a participação do Gestor em todas as assembleias gerais os emissores de títulos e valores mobiliários que confiram direito de voto a fundos sob sua gestão, nas hipóteses previstas em seus respectivos regulamentos e quando na pauta de suas convocações constarem as matérias relevantes obrigatórias descritas na referida política de voto. A versão integral da política de voto do Gestor encontra-se disposta no website do Gestor no endereço: www.bradescoasset.com.br > informações aos investidores > Política de Exercício do Direito de Voto.
15.4 Relacionar os funcionários responsáveis pela implantação, manutenção, avaliação e fiscalização da política de divulgação de informações, se for o caso.
O Administrador possui equipes direcionadas para asseguração do cumprimento da política de divulgação de informações do Fundo com segregação de funções para elaboração, validação e envio de informações.
16.Regras e prazos para chamada de capital do fundo:
Não se aplica.

Anexos
5.Riscos

Nota

1.A relação de prestadores de serviços de que trata o item 1.8 deve ser indicada quando o referido prestador de serviços representar mais de 5% das despesas do FII