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Informe Anual

Nome do Fundo: FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PANAMBYCNPJ do Fundo: 00.613.094/0001-74
Data de Funcionamento: 14/03/1995Público Alvo: Investidores em Geral
Código ISIN: BRPABYCTF012Quantidade de cotas emitidas: 758.400,00
Fundo Exclusivo? NãoCotistas possuem vínculo familiar ou societário familiar? Não
Classificação autorregulação: Mandato: Desenvolvimento para VendaSegmento de Atuação: HíbridoTipo de Gestão: PassivaPrazo de Duração: Indeterminado
Data do Prazo de Duração: Encerramento do exercício social: 31/12
Mercado de negociação das cotas: Bolsa Entidade administradora de mercado organizado: BM&FBOVESPA
Nome do Administrador: BRKB DISTRIBUIDORA DE TITULOS E VALORES MOBILIARIOS S.A.CNPJ do Administrador: 33.923.111/0001-29
Endereço: RUA LAURO MULLER, 116, SALAS 2101, 2102 e 2108- BOTAFOGO- RIO DE JANEIRO- RJ- 22290-160Telefones: (21) 37257708
Site: WWW.BRKBDTVM.COM.BRE-mail: admfundos.brkb@brookfieldbr.com
Competência: 12/2016

1.

Prestadores de serviços

CNPJ

Endereço

Telefone

1.1 Gestor: BRKB DISTRIBUIDORA DE TITULOS E VALORES MOBILIARIOS S.A.33.923.111/0001-29RUA LAURO MULLER, 116 - SL 2101 A 2108 - BOTAFOGO - RIO DE JANEIRO - RJ(21) 37257708
1.2 Custodiante: Banco Bradesco S.A.60.746.948/0001-12Cidade de Deus, S/N - Prédio Amarelo - Osasco - SP(11) 36849441
1.3 Auditor Independente: Horwath Bendoraytes Aizenman e Cia Auditores Independentes42.170.852/0001-77Av. João Cabral de Mello Neto 850, Bloco 3, 1301 a 1305 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ(21) 30304662
1.4 Formador de Mercado: ../-
1.5 Distribuidor de cotas: ../-
1.6 Consultor Especializado: ../-
1.7 Empresa Especializada para administrar as locações: ../-
1.8 Outros prestadores de serviços¹:
Não possui informação apresentada.

2.

Investimentos FII

2.1 Descrição dos negócios realizados no período
Não possui informação apresentada.

3.

Programa de investimentos para os exercícios seguintes, incluindo, se necessário, as informações descritas no item 1.1 com relação aos investimentos ainda não realizados:

Não possui informação apresentada.

4.

Análise do administrador sobre:

4.1 Resultado do fundo no exercício findo
No exercício findo em 31/12/2016, o Fundo obteve um lucro patrimonial de R$ 7.790.540,00.
4.2 Conjuntura econômica do segmento do mercado imobiliário de atuação relativo ao período findo
A Pesquisa do Mercado Imobiliário do Secovi-SP, realizada mensalmente por seu Departamento de Economia e Estatística, apurou que em dezembro de 2016 foram comercializadas na cidade de São Paulo 2.122 unidades residenciais novas. Resultados 23% superior ao total vendido no mês de novembro (1.724 unidades), mas 26% inferior em comparação com as vendas de dezembro de 2015 (2.865unidades). Esse foi o melhor mês em vendas do ano de 2016. No ano de 2016, foram comercializadas, na Capital, 16.170 unidades residenciais, volume 19,7% inferior ao total vendido em 2015 (20.148 unidades). O indicador VSO (Vendas sobre Oferta), que apura a porcentagem de vendas em relação ao total de unidades ofertadas, foi de 8,1% no mês de dezembro de 2016, apresentando aumento de 24,6% em comparação ao VSO de 6,5% do mês de novembro, porém 15,6% inferior ao de dezembro de 2015 (9,6%). O VSO acumulado de 12 meses (janeiro a dezembro de 2016) foi de 36,2%, representando uma queda de 1,1% em comparação ao VSO acumulado de dezembro de 2015 a novembro de 2016 (36,6%). Comparado com os 12 meses acumulados e registrados em dezembro de 2015, quando o indicador estava em 41,4%, o resultado teve uma variação negativa de 12,5%. A capital paulista encerrou o mês de dezembro de 2016 com a oferta de 24.130 unidades disponíveis para venda. Esta oferta é composta por imóveis na planta, em construção e prontos (estoque), lançados nos últimos 36 meses (janeiro/2014 a dezembro/2016). O mês de dezembro apresentou uma queda de 1,1% em relação ao mês anterior (24.968 unidades) e redução de 10,8% em comparação com dezembro de 2015 (24.130 unidades). De acordo com dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), a cidade de São Paulo registrou no mês de dezembro de 2016 o total de 2.017 unidades residenciais lançadas, volume 37,2% inferior ao registrado em novembro (3.214unidades). Se comparado a dezembro de 2015, quando foram lançadas 3.567, houve queda de 43,5%. Em 2016, foram lançadas 17.620 unidades residenciais na Capital – queda de 23,3% em comparação ao ano de 2015 (22.960 unidades). O ano passado foi o terceiro consecutivo com índices de retração nas vendas. Comparativamente com 2013, ano em que foram comercializadas 33,3 mil unidades, a variação foi de -51,5%. Dessa forma, o ano de 2016 foi o pior ano em termos de comercialização de unidades residências novas, principalmente se compararmos as 16 mil unidades vendidas no ano com a média apurada no período de 2004 a 2015, de 28,7 mil unidades/ano, que resulta em retração de 43,6%. FONTE: SECOVI-SP
4.3 Perspectiva para o período seguinte com base na composição da carteira
Para 2017, a perspectiva de crescimento imobiliário de 5% a 10%. Essa mudança depende da reversão do quadro econômico negativo com queda na taxa de juros, inflação dentro da meta, ajustes nas contas públicas e recuperação dos empregos. Essas melhorias impulsionarão a volta das vendas de imóveis novas, para um púbico confiante com os rumos do País. Conforme informações constantes de Anuário produzido pelo setor de Economia do Secovi-SP, existe demanda e oferta de imóveis, e os preços permanecem atrativos, porque não acompanharam a inflação dos últimos três anos. FONTE: SECOVI-SP

5.

Riscos incorridos pelos cotistas inerentes aos investimentos do FII:

Ver anexo no final do documento. Anexos
6. Valor Contábil dos ativos imobiliários do FIIValor Justo, nos termos da ICVM 516 (SIM ou NÃO)Percentual de Valorização/Desvalorização apurado no período
Relação de ativos imobiliáriosValor (R$)
Villaggio Panamby1.177.795,56SIM-19,33%
Setores 1 e 6B26.172.213,14SIM0,00%
Setor 7142.023.376,27SIM7,17%
Setor 84.597.456,74SIM0,02%
Setor 6A5.696.920,08SIM0,03%
6.1 Critérios utilizados na referida avaliação
Villaggio Panamby: As contas a receber pela venda de lotes, conforme Escritura de Promessa de Compra e Venda Sob Condições Suspensivas, firmada em 29 e 30 de setembro de 1995, são atualizadas pela variação do IGP-M e, a partir da assinatura das Escrituras de Confissão de Dívida, atualizadas pela variação do IGP-M, acrescidas de juros anuais de 12%. Quando do "habite-se" do empreendimento, a dívida confessada é novada e substituída pelo direito de participação na receita de venda das unidades construídas. Os percentuais de participação na receita de venda são definidos nas Escrituras de Confissão de Dívida. O valor das contas a receber é baixado à medida que o Incorporador recebe e repassa ao Fundo os percentuais de participação pertencentes ao Fundo; Setores 1 e 6B: O saldo das contas a receber pela venda de lotes, conforme Instrumento Particular de Promessa de Compra e Venda Sob Condições Suspensivas firmada em 14 de junho de 2006 e aprovada por Assembleia Geral Extraordinária (“AGE”) realizada em 21 de março de 2006 é atualizado pela variação do IGP-M. O saldo das contas a receber correspondente aos Setores 1 e 6B foi atualizado pela variação do IGP-M até a data de 31 de março de 2013. Nesta data, o valor de fechamento das contas a receber destes setores foi de R$ 183.210 MM. Em AGE, realizada em 26 de abril de 2013, os quotistas presentes aprovaram a baixa do valor, contabilizado em 30 de abril de 2013, sobre a parcela das contas a receber referente à venda dos terrenos efetuada à Camargo Correa Desenvolvimento Imobiliário, tendo em vista o não prosseguimento do processo de aprovação junto à Prefeitura de São Paulo, assim como, pela necessidade de revisão da tipologia do projeto por questões mercadológicas. Com isso, foi realizada uma baixa no valor de R$ 157.038 MM. Estes terrenos permanecerão contabilizados pelo seu custo de aquisição, valor equivalente a R$ 26.172 MM, até que, efetivamente, um novo processo de licenciamento do projeto relativo aos setores 1 e 6B seja restabelecido; Setor 7: O saldo das contas a receber pela venda de lotes, conforme Instrumento Particular de Promessa de Compra e Venda Sob Condições Suspensivas firmada em 17 de agosto de 2004 com a Cyrela Vermont de Investimentos Imobiliários Ltda., aprovada por AGE realizada em 7 de junho de 2004, é atualizado pela variação do IGP-M; Setores 8 e 6A: Estes setores estão registrados a custo de aquisição.
7.Relação de processos judiciais, não sigilosos e relevantes
Não possui informação apresentada.
8.Relação de processos judiciais, repetitivos ou conexos, baseados em causas jurídicas semelhantes, não sigilosos e relevantes
Não possui informação apresentada.
9.Análise dos impactos em caso de perda e valores envolvidos relacionados aos processos judiciais sigilosos relevantes:
Não possui informação apresentada.

10.

Assembleia Geral

10.1 Endereços (físico ou eletrônico) nos quais os documentos relativos à assembleia geral estarão à disposição dos cotistas para análise:
RUA LAURO MULLER, 116 - SL 2101 A 2108 - BOTAFOGO - RIO DE JANEIRO - RJ
www.brkbdtvm.com.br
10.2 Indicação dos meios de comunicação disponibilizados aos cotistas para (i) a inclusão de matérias na ordem do dia de assembleias gerais e o envio de documentos pertinentes às deliberações propostas; (ii) solicitação de lista de endereços físicos e eletrônicos dos demais cotistas para envio de pedido público de procuração.
A convocação da assembleia geral deve ser encaminhada a cada cotista e disponibilizada nas páginas do administrador e do distribuidor na rede mundial de computadores e divulgadas a CVM e entidade administradora do mercado organizado em que as cotas do Fundo sejam admitidas à negociação. Na convocação devem constar, obrigatoriamente, dia, hora e local em que será realizada a assembleia geral. Por ocasião da assembleia geral ordinária, os titulares de, no mínimo, 3% (três por cento) das cotas emitidas ou a Comissão de Cotistas podem solicitar, por meio de requerimento escrito encaminhado ao administrador, a inclusão de matérias na ordem do dia da assembleia geral, que passará a ser ordinária e extraordinária.
10.3 Descrição das regras e procedimentos aplicáveis à participação dos cotistas em assembleias gerais, incluindo (i) formalidades exigidas para a comprovação da qualidade de cotista e representação de cotistas em assembleia; (ii) procedimentos para a realização de consultas formais, se admitidas em regulamento; (iii) regras e procedimentos para a participação à distância e envio de comunicação escrita ou eletrônica de voto.
Somente poderão votar na Assembleia Geral de Cotistas os Cotistas adimplentes inscritos no registro de Cotistas na data da convocação da Assembleia Geral de Cotistas, seus representantes legais ou procuradores legalmente constituídos há menos de 1 (um) ano. Os cotistas também poderão votar por meio de comunicação escrita ou eletrônica, observado o disposto no Regulamento.
10.3 Práticas para a realização de assembleia por meio eletrônico.
Os cotistas também poderão votar por meio de comunicação escrita ou eletrônica, observado o disposto no Regulamento.

11.

Remuneração do Administrador

11.1Política de remuneração definida em regulamento:
O Administrador fará jus a uma remuneração, a título de participação nos resultados apurados pelo Fundo na alienação dos lotes que integram seu patrimônio inicial. Tal remuneração corresponderá a 1,99% (um inteiro e noventa e nove centésimos por cento) do valor efetivamente disponível para pagamento aos cotistas, sob a forma de distribuição de resultados. Essa remuneração terá alocação própria de acordo com os seguintes percentuais: (a) 28,64% (vinte e oito inteiros e sessenta e quatro centésimos por cento) da referida remuneração será disponibilizada ao Administrador para sua livre utilização, enquanto (b) 71,36% (setenta e um inteiros e trinta e seis centésimos por cento) será utilizada pelo Administrador para efetuar as seguintes compensações: (i) do saldo do valor dos adiantamentos recebidos de acordo com o disposto no inciso I acima, atualizado monetariamente pelo IGP-M e acrescido de juros de 10% (dez por cento) ao ano a partir da data de pagamento de cada um dos adiantamentos efetuados, (ii) do saldo da quantia de R$235.514,00 (duzentos e trinta e cinco mil, quinhentos e quatorze reais) atualizada monetariamente pelo IGPM e acrescida de juros de 14% (quatorze por cento) ao ano, a partir do dia 31 de maio de 1995.
Valor pago no ano de referência (R$):% sobre o patrimônio contábil:% sobre o patrimônio a valor de mercado:
NaNNaNNaN

12.

Governança

12.1Representante(s) de cotistas
Representante 1
Nome: CAIXA DE PREVID.DOS FUNC.DO BANCO DO BRASILIdade:
Profissão: EFPC - Emp. PúblicaCPF: 33754482000124
E-mail: gerin@previ.com.brFormação acadêmica:
Forma de remuneração (conforme definido em Assembleia): Valor pago no ano de referência (R$): NaN
% sobre o patrimônio contábil: 31,29%% sobre o patrimônio a valor de mercado: NaN
Quantidade de cotas detidas do FII: 237.289,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 0,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 880,00Data da eleição em Assembleia Geral: //
Término do Mandato: //
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Não possui informação apresentada.
Não possui informação apresentada.
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminal
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas
Representante 2
Nome: FUNDACAO PETROBRAS DE SEGURIDADE SOCIAL PETROSIdade:
Profissão: EFPC - Emp. PúblicaCPF: 25172307000006
E-mail: lucinda@petros.com.brFormação acadêmica:
Forma de remuneração (conforme definido em Assembleia): Valor pago no ano de referência (R$): NaN
% sobre o patrimônio contábil: 23,33%% sobre o patrimônio a valor de mercado: NaN
Quantidade de cotas detidas do FII: 176.960,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 0,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 0,00Data da eleição em Assembleia Geral: //
Término do Mandato: //
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Não possui informação apresentada.
Não possui informação apresentada.
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminal
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas
Representante 3
Nome: BRADESCO CAPITALIZACAO S AIdade:
Profissão: CapitalizaçãoCPF: 33010851000174
E-mail: andredavila@bram.bradesco.com.brFormação acadêmica:
Forma de remuneração (conforme definido em Assembleia): Valor pago no ano de referência (R$): NaN
% sobre o patrimônio contábil: 16,05%% sobre o patrimônio a valor de mercado: NaN
Quantidade de cotas detidas do FII: 121.738,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 0,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 0,00Data da eleição em Assembleia Geral: //
Término do Mandato: //
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Não possui informação apresentada.
Não possui informação apresentada.
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminal
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas
Representante 4
Nome: FUND VALE DO RIO DOCE SEG SOCIAL VALIAIdade:
Profissão: EFPC - Emp. PrivadaCPF: 11722691000153
E-mail: eneida.holandino@vale.comFormação acadêmica:
Forma de remuneração (conforme definido em Assembleia): Valor pago no ano de referência (R$): NaN
% sobre o patrimônio contábil: 11,73%% sobre o patrimônio a valor de mercado: NaN
Quantidade de cotas detidas do FII: 88.986,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 0,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 0,00Data da eleição em Assembleia Geral: //
Término do Mandato: //
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Não possui informação apresentada.
Não possui informação apresentada.
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminal
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas
Representante 5
Nome: INFRAPREV INST. INFRAERO DE SEGURID.SOCIALIdade:
Profissão: EFPC - Emp. PúblicaCPF: 350702658000090
E-mail: debora.bellinghini@infraprev.org.brFormação acadêmica:
Forma de remuneração (conforme definido em Assembleia): Valor pago no ano de referência (R$): NaN
% sobre o patrimônio contábil: 7,14%% sobre o patrimônio a valor de mercado: NaN
Quantidade de cotas detidas do FII: 54.168,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 0,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 0,00Data da eleição em Assembleia Geral: //
Término do Mandato: //
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Não possui informação apresentada.
Não possui informação apresentada.
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminal
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas
12.2Diretor Responsável pelo FII
Nome: Isacson CasiuchIdade: 60
Profissão: Diretor ExecutivoCPF: 59529326734
E-mail: icasiuch@brookfieldbr.comFormação acadêmica: Direito
Quantidade de cotas detidas do FII: 0,00Quantidade de cotas do FII compradas no período: 0,00
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: 0,00Data de início na função: 04/02/2014
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos
Não possui informação apresentada.
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos
EventoDescrição
Qualquer condenação criminal
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas
13.Distribuição de cotistas, segundo o percentual de cotas adquirido.
Faixas de PulverizaçãoNº de cotistasNº de cotas detidas% de cotas detido em relação ao total emitido% detido por PF% detido por PJ
Até 5% das cotas
Acima de 5% até 10%
Acima de 10% até 15%
Acima de 15% até 20%
Acima de 20% até 30%
Acima de 30% até 40% 1,00237.289,0031,29%0,00%100,00%
Acima de 40% até 50%
Acima de 50%

14.

Transações a que se refere o art. 34 e inciso IX do art.35, da Instrução CVM nº 472, de 2008

Não possui informação apresentada.

15.

Política de divulgação de informações

15.1 Descrever a política de divulgação de ato ou fato relevante adotada pelo administrador, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores, indicando os procedimentos relativos à manutenção de sigilo acerca de informações relevantes não divulgadas, locais onde estarão disponíveis tais informações, entre outros aspectos.
Não possui informação apresentada.
15.2 Descrever a política de negociação de cotas do fundo, se houver, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores.
Não possui informação apresentada.
15.3 Descrever a política de exercício do direito de voto em participações societárias do fundo, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores.
Não possui informação apresentada.
15.4 Relacionar os funcionários responsáveis pela implantação, manutenção, avaliação e fiscalização da política de divulgação de informações, se for o caso.
Não possui informação apresentada.
16.Regras e prazos para chamada de capital do fundo:
Não possui informação apresentada.

Anexos
5.Riscos

Nota

1.A relação de prestadores de serviços de que trata o item 1.8 deve ser indicada quando o referido prestador de serviços representar mais de 5% das despesas do FII