Nome do Fundo: | LOGCP INTER FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIARIO | CNPJ do Fundo: | 34.598.181/0001-11 |
Data de Funcionamento: | 28/11/2019 | Público Alvo: | Investidores em Geral |
Código ISIN: | BRLGCPCTF006 | Quantidade de cotas emitidas: | 2.732.860,00 |
Fundo Exclusivo? | Não | Cotistas possuem vínculo familiar ou societário familiar? | Não |
Classificação autorregulação: | Mandato: RendaSegmento de Atuação: LogísticaTipo de Gestão: Ativa | Prazo de Duração: | Indeterminado |
Data do Prazo de Duração: | Encerramento do exercício social: | 31/12 | |
Mercado de negociação das cotas: | Bolsa | Entidade administradora de mercado organizado: | BM&FBOVESPA |
Nome do Administrador: | INTER DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS | CNPJ do Administrador: | 18.945.670/0001-46 |
Endereço: | Avenida Barbacena, 1219, 21 andar- Santo Agostinho- Belo Horizonte- MG- 30190131 | Telefones: | (31) 3514-5332 |
Site: | httsp://www.bancointer.com.br/inter-dtvm/ | E-mail: | admfundos@interdtvm.com.br |
Competência: | 06/2023 |
1. |
Prestadores de serviços |
CNPJ |
Endereço |
Telefone |
1.1 | Gestor: Inter Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA | 18.945.670/0001-46 | Avenida Barbacena, nº 1219, 21º andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte - MG, CEP 30190-131 | (31) 3614-5332 |
1.2 | Custodiante: Inter Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA | 18.945.670/0001-46 | Avenida Barbacena, nº 1219, 21º andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte - MG, CEP 30190-131 | (31) 3614-5332 |
1.3 | Auditor Independente: KPMG Auditores Independentes | 57.755.217/0001-29 | Rua Paraíba, nº 550, 12º andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte - MG, CEP 30130-141 | (31) 2128-5700 |
1.4 | Formador de Mercado: Banco Fator | 33.644.196/0001-06 | Rua Doutor Renato Paes de Barros, 1017, 12 º Andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, CEP 04530-000 | (11)3049-9100 |
1.5 | Distribuidor de cotas: Inter Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA | 18.945.670/0001-46 | Avenida Barbacena, nº 1219, 21º andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte - MG, CEP 30190-131 | (31) 3614-5332 |
1.6 | Consultor Especializado: LOG Commercial Properties e Participações S.A. | 09.041.168/0001-10 | Avenida Professor Mário Werneck, nº 620, 10º andar, Conjunto 02, Estoril, Belo Horizonte - MG, CEP 35455-610 | (31) 3614-6965 |
1.7 | Empresa Especializada para administrar as locações: LOG Commercial Properties e Participações S.A. | 09.041.168/0001-10 | Avenida Professor Mário Werneck, nº 620, 10º andar, Conjunto 02, Estoril, Belo Horizonte - MG, CEP 35455-610 | (31) 3614-6965 |
1.8 | Outros prestadores de serviços¹: | |||
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Não possui informação apresentada. |
2. |
Investimentos FII |
2.1 | Descrição dos negócios realizados no período | |||
Não possui informação apresentada. |
3. |
Programa de investimentos para os exercícios seguintes, incluindo, se necessário, as informações descritas no item 1.1 com relação aos investimentos ainda não realizados: |
Para os próximos exercícios a gestão continuará ativamente buscando oportunidades de negócio que aumentem a rentabilidade e manterá sua estratégia de promover maior liquidez para o fundo. |
4. |
Análise do administrador sobre: |
4.1 | Resultado do fundo no exercício findo |
Durante o exercício, o Fundo distribuiu o montante total de R$ 20.250.492,60 na forma de rendimentos. |
4.2 | Conjuntura econômica do segmento do mercado imobiliário de atuação relativo ao período findo |
No começo do ano de 2022 a economia mundial vivia a perspectiva de retomada com o fim da pandemia de Covid-19, porém em pouco tempo o cenário se inverteu. O ano foi de forte pressão inflacionária, impulsionada ainda mais pela guerra na Ucrânia, iniciada na segunda metade de fevereiro. As sanções impostas contra a Rússia pressionaram o preço de commodities e da energia no mercado global. Com isso, os governos ao redor do mundo começaram um movimento de aumento progressivo da taxa de juros para controlar a inflação, a exemplo do título público americano de 10 anos, que era negociado a 1,5% em janeiro e chegou ao patamar de 4,0% em outubro, nível que não era atingido desde a crise de 2008. No Brasil não foi diferente: a taxa Selic iniciou o ano em 9,25% e chegou a 13,75% em agosto, com o fim do ciclo de alta, enquanto o IPCA acumulado no ano foi de 5,79%, acima do teto da meta do Conselho Monetário Nacional de 5,0%. Com a alta na taxa de juros, o mercado de fundos de tijolo sofreu com a saída de investidores, que muitas vezes acabaram migrando seus investimentos para a renda fixa, provocando a queda no valor de cotas nos fundos imobiliários. Em agosto, mesmo com o fim do ciclo de alta da Selic, se criou um clima de incerteza com a provável entrada de um novo governo, que mais tarde se concretizou, e acabou trazendo preocupações com relação à política de aumento dos gastos públicos e aumentando o risco fiscal. Este risco resultou em um provável prolongamento da Selic nos patamares do final do ano, o que continuou a prejudicar a performance dos fundos de tijolo. Mais especificamente no setor de logística, o ano de 2022 foi marcado por um volume recorde de novo estoque, com a entrega de 3,1 milhões de m², acompanhado por uma manutenção da vacância nos mesmos níveis de 2021, mostrando a resiliência do mercado. Desde o início da pandemia o setor logístico teve um crescimento acelerado impulsionado pelo e-commerce, o que continuou a ocorrer em 2022, demonstrando que a demando do mercado consumidor por compras pela internet continua relevante. |
4.3 | Perspectiva para o período seguinte com base na composição da carteira |
O ano de 2023 deve continuar desafiador para o mercado de fundos de tijolo, com o possível prolongamento da alta da taxa de juros ao redor do mundo para controlar a alta inflação. Apesar disso, o fundo possui 100% dos ativos locados e mantém sua estratégia de diversificação de clientes e por regiões, o que pulveriza o risco de saída ou não pagamento dos inquilinos, dado que não há grande concentração de receitas com nenhum deles. A rentabilidade do fundo virá do reajuste dos contratos de locação por IPCA, que tem tendência de alta no ano. A gestão também continuará ativamente buscando oportunidades de negócio que aumentem a rentabilidade e manterá sua estratégia de promover maior liquidez para o fundo. |
5. |
Riscos incorridos pelos cotistas inerentes aos investimentos do FII: |
Ver anexo no final do documento. Anexos |
6. | Valor Contábil dos ativos imobiliários do FII | Valor Justo, nos termos da ICVM 516 (SIM ou NÃO) | Percentual de Valorização/Desvalorização apurado no período | |
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Relação de ativos imobiliários | Valor (R$) | |||
LOG GAIOLLI | 23.581.800,00 | SIM | -0,83% | |
LOG VIANA | 75.460.000,00 | SIM | -2,62% | |
LOG GOIANIA | 69.780.000,00 | SIM | 4,59% | |
LOG CAMPO GRANDE | 38.520.300,00 | SIM | 1,81% | |
LOG CONTAGEM | 71.130.000,00 | SIM | 0,21% |
6.1 | Critérios utilizados na referida avaliação |
O LOGCP Inter Fundo de Investimento Imobiliário - FII possui em seu ativo cinco galpões logísticos. Para avaliação do valor de mercado para locação dos imóveis, foi utilizada o método comparativo direto de dados de mercado, uma vez que tanto as características dos imóveis como a disponibilidade de elementos comparativos permitiram a aplicação dessa, que é recomendada pela Norma Brasileira de Avaliações (NBR 14.653, parte 1) para avaliações desta natureza. |
7. | Relação de processos judiciais, não sigilosos e relevantes | ||||||
Não possui informação apresentada. |
8. | Relação de processos judiciais, repetitivos ou conexos, baseados em causas jurídicas semelhantes, não sigilosos e relevantes | |||
Não possui informação apresentada. |
9. | Análise dos impactos em caso de perda e valores envolvidos relacionados aos processos judiciais sigilosos relevantes: |
Não possui informação apresentada. |
10. |
Assembleia Geral |
10.1 | Endereços (físico ou eletrônico) nos quais os documentos relativos à assembleia geral estarão à disposição dos cotistas para análise: |
Avenida Barbacena, 1.219, 21º andar, Santo Agostinho. Belo Horizonte - MG, 30190-131 https://www.bancointer.com.br/interdtvm/ |
10.2 | Indicação dos meios de comunicação disponibilizados aos cotistas para (i) a inclusão de matérias na ordem do dia de assembleias gerais e o envio de documentos pertinentes às deliberações propostas; (ii) solicitação de lista de endereços físicos e eletrônicos dos demais cotistas para envio de pedido público de procuração. |
O Administrador disponibiliza aos cotistas o endereço de e-mail abaixo para solicitações referentes as assembleias bem como dúvidas em geral: ri.fii@interdtvm.com.br |
10.3 | Descrição das regras e procedimentos aplicáveis à participação dos cotistas em assembleias gerais, incluindo (i) formalidades exigidas para a comprovação da qualidade de cotista e representação de cotistas em assembleia; (ii) procedimentos para a realização de consultas formais, se admitidas em regulamento; (iii) regras e procedimentos para a participação à distância e envio de comunicação escrita ou eletrônica de voto. |
A Assembleia Geral será convocada pelo ADMINISTRADOR, podendo também ser convocada diretamente por cotistas que detenham, no mínimo, 5% (cinco por cento) das cotas emitidas ou pelo representante dos cotistas, observado o disposto no Regulamento. Por ocasião da Assembleia Geral Ordinária, os titulares de, no mínimo, 3% (três por cento) das cotas emitidas pelo FUNDO, conforme calculado com base nas participações constantes do registro de cotistas na data de convocação da respectiva Assembleia Geral Ordinária, ou o representante dos cotistas podem solicitar, por meio de requerimento escrito encaminhado ao ADMINISTRADOR, a inclusão de matérias na ordem do dia da respectiva Assembleia Geral Ordinária, que passará a ser ordinária e extraordinária .O pedido acima deve vir acompanhado de eventuais documentos necessários ao exercício do direito de voto, e deve ser encaminhado aos cotistas do FUNDO em até 10 (dez) dias contados da data de convocação da respectiva Assembleia Geral Ordinária. Somente poderão votar na Assembleia Geral de Cotistas os cotistas inscritos no registro de cotistas na data da convocação da Assembleia Geral de Cotistas, seus representantes legais ou procuradores legalmente constituídos há menos de 1 (um) ano. Os Cotistas também poderão votar por meio de comunicação escrita ou eletrônica, desde que recebida pela Instituição Administradora antes do início da Assembleia Geral de Cotistas e observado o disposto no Regulamento. |
10.3 | Práticas para a realização de assembleia por meio eletrônico. |
A convocação da Assembleia Geral feita através de correspondência eletrônica será encaminhada a cada cotista, com, no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência no caso das Assembleias Gerais ordinárias, isto é, aquelas em que for deliberada a aprovação das demonstrações financeiras do FUNDO (“Assembleias Gerais Ordinárias”) e com, no mínimo, 15 (quinze) dias de antecedência no caso das demais Assembleias Gerais, em todo caso, do ato de convocação constará dia, hora, local e, ainda, na ordem do dia, todas as matérias a serem deliberadas, não se admitindo que sob a rubrica de assuntos gerais haja matérias que dependam de deliberação da Assembleia Geral. |
11. |
Remuneração do Administrador |
11.1 | Política de remuneração definida em regulamento: | ||
O Administrador receberá pela prestação de seus serviços, a remuneração correspondente a 0,46% (quarenta e seis centésimos por cento) ao ano, incidente sobre o valor do patrimônio do Fundo, ou sobre o valor de mercado do Fundo, correspondente à multiplicação: (a) da totalidade de Cotas emitidas pelo Fundo por (b) seu valor de mercado, considerando o preço de fechamento do Dia Útil anterior, informado pela B3, caso as Cotas tenham integrado ou passado a integrar, neste período, índice de mercado, sem prejuízo da remuneração mínima mensal de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), dos dois o que for maior, valor este que será atualizado anualmente pela variação positiva do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). | |||
Valor pago no ano de referência (R$): | % sobre o patrimônio contábil: | % sobre o patrimônio a valor de mercado: | |
446.444,35 | 0,16% | 0,19% |
12. |
Governança |
12.1 | Representante(s) de cotistas | |||
Não possui informação apresentada. |
12.2 | Diretor Responsável pelo FII | |||
Nome: | Maria Clara Guimarães Gusmão | Idade: | 35 anos | |
Profissão: | Economista | CPF: | 8954133614 | |
E-mail: | maria.gusmao@interdtvm.com.br | Formação acadêmica: | Ciências Econômicas | |
Quantidade de cotas detidas do FII: | 150,00 | Quantidade de cotas do FII compradas no período: | 0,00 | |
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: | 0,00 | Data de início na função: | 01/11/2019 | |
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos | ||||
Nome da Empresa | Período | Cargo e funções inerentes ao cargo | Atividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram | |
Inter DTVM Ltda. | De abril de 2016 até a data presente | Diretora de Produtos Estruturados | Ocupa o cargo de Diretora de Produtos Estruturados | |
MRV Engenharia e Participações S.A. | De agosto de 2010 até julho de 2015 | Analista de Relações com Investidores | Relação com os Investidores | |
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos | ||||
Evento | Descrição | |||
Qualquer condenação criminal | ||||
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas |
13. | Distribuição de cotistas, segundo o percentual de cotas adquirido. | |||||
Faixas de Pulverização | Nº de cotistas | Nº de cotas detidas | % de cotas detido em relação ao total emitido | % detido por PF | % detido por PJ | |
Até 5% das cotas | 14.725,00 | 1.870.742,00 | 68,45% | 79,65% | 20,35% | |
Acima de 5% até 10% | ||||||
Acima de 10% até 15% | 1,00 | 335.896,00 | 12,29% | 0,00% | 100,00% | |
Acima de 15% até 20% | ||||||
Acima de 20% até 30% | 1,00 | 526.222,00 | 19,26% | 0,00% | 100,00% | |
Acima de 30% até 40% | ||||||
Acima de 40% até 50% | ||||||
Acima de 50% |
14. |
Transações a que se refere o art. 34 e inciso IX do art.35, da Instrução CVM nº 472, de 2008 |
Não possui informação apresentada. |
15. |
Política de divulgação de informações |
15.1 | Descrever a política de divulgação de ato ou fato relevante adotada pelo administrador, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores, indicando os procedimentos relativos à manutenção de sigilo acerca de informações relevantes não divulgadas, locais onde estarão disponíveis tais informações, entre outros aspectos. |
O Administrador prestará as informações periódicas e disponibilizará os documentos relativos a informações eventuais sobre o Fundo aos Cotistas, inclusive fatos relevantes, em conformidade com a regulamentação específica e observada a periodicidade nela estabelecida na página do Administrador na rede mundial de computadores (www.bancointer.com.br/inter-dtvm/). |
15.2 | Descrever a política de negociação de cotas do fundo, se houver, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores. |
Não se aplica. |
15.3 | Descrever a política de exercício do direito de voto em participações societárias do fundo, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores. |
https://www.bancointer.com.br/inter-dtvm/ |
15.4 | Relacionar os funcionários responsáveis pela implantação, manutenção, avaliação e fiscalização da política de divulgação de informações, se for o caso. |
Não se aplica. |
16. | Regras e prazos para chamada de capital do fundo: |
Não se aplica. |
Anexos |
5. Fatores de Risco |
1. | A relação de prestadores de serviços de que trata o item 1.8 deve ser indicada quando o referido prestador de serviços representar mais de 5% das despesas do FII |