Nome do Fundo: | FII MEMORIAL OFFICE | CNPJ do Fundo: | 01.633.741/0001-72 |
Data de Funcionamento: | 18/03/1997 | Público Alvo: | Investidores em Geral |
Código ISIN: | BRFMOFCTF010 | Quantidade de cotas emitidas: | 508.008,00 |
Fundo Exclusivo? | Não | Cotistas possuem vínculo familiar ou societário familiar? | Não |
Classificação autorregulação: | Mandato: RendaSegmento de Atuação: Lajes CorporativasTipo de Gestão: Passiva | Prazo de Duração: | Indeterminado |
Data do Prazo de Duração: | Encerramento do exercício social: | 31/12 | |
Mercado de negociação das cotas: | Bolsa | Entidade administradora de mercado organizado: | BM&FBOVESPA |
Nome do Administrador: | COINVALORES CCVM LTDA | CNPJ do Administrador: | 00.336.036/0001-40 |
Endereço: | Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1800, 2º andar- Jardim Paulistano- São Paulo- SP- 01451-001 | Telefones: | (11)3035-4143(11)3035-4141 |
Site: | www.coinvalores.com.br | E-mail: | admfundoimobiliario@coinvalores.com.br |
Competência: | 12/2022 |
1. |
Prestadores de serviços |
CNPJ |
Endereço |
Telefone |
1.1 | Gestor: Coinvalores C. C. V. M. Ltda. | 00..33.6.0/36/0-00 | Av. Brigadeiro Faria Lima, 1800 - 2º andar - São Paulo - SP. | (11) 3035-4141 |
1.2 | Custodiante: | ../- | ||
1.3 | Auditor Independente: Poleza Auditores Independentes S.S. | 03..24.3.3/27/0-00 | Rua Leite Ribeiro,232 - Anita Garibaldi - Joinville - SC. | (47) 3372-0133 |
1.4 | Formador de Mercado: | ../- | ||
1.5 | Distribuidor de cotas: | ../- | ||
1.6 | Consultor Especializado: | ../- | ||
1.7 | Empresa Especializada para administrar as locações: | ../- |
1.8 | Outros prestadores de serviços¹: | |||
---|---|---|---|---|
Não possui informação apresentada. |
2. |
Investimentos FII |
2.1 | Descrição dos negócios realizados no período | |||
Não possui informação apresentada. |
3. |
Programa de investimentos para os exercícios seguintes, incluindo, se necessário, as informações descritas no item 1.1 com relação aos investimentos ainda não realizados: |
Não possui informação apresentada. |
4. |
Análise do administrador sobre: |
4.1 | Resultado do fundo no exercício findo |
No Exercício findo em 31/12/2022 o fundo apresentou um resultado operacional positivo, expurgando o ajuste ao valor justo, de R$ 200.490,83 sendo que em razão da avaliação realizada no exercício que gerou uma variação negativa do Ajuste ao Valor Justo no montante de -R$ 2.072.994,00, o resultado bruto negativo foi de R$ 1.872.503,17. O Fundo, de acordo com a Lei 9.779 de 19 Janeiro de 1999, destinou aos quotistas a título de distribuição de resultado o montante de R$ 228.603,60 (R$ 15.240,24 em 2021). |
4.2 | Conjuntura econômica do segmento do mercado imobiliário de atuação relativo ao período findo |
Região de São Paulo O ano de 2022 encerrou com 8.835.600 m² (8.766.900 m² em 2021) de inventário existente considerando os Edifícios de escritórios comerciais. No ano de 2022 houve a entrega de 111.900 m² (230.700 m² em 2021) de novo estoque. A taxa de vacância sofreu redução de 21,2% em 2021 para 20,7% em 2022 (18,00% em 2020), isto porque, tivemos uma absorção líquida positiva de 102.700 m² em 2022 (-122.700 m² em 2021). A absorção bruta foi de 691.300 m² em 2022 (681.400 m² em 2021). A expectativa de entrega de novo estoque para 2023 é que seja próximo de 390.100 m² (2022 foi de 111.900m²) Região da Marginal tietê. O ano de 2022 encerrou com 758.500 m² (em 2021 encerrou com 758.500 m²) de inventário existente. A taxa de vacância aumentou de 26,30% em 2021 para 28% em 2022 (23% em 2020), isto porque, a região sofreu com algumas devoluções importantes, resultando uma absorção líquida negativa de aproximadamente -13.400 m² aproximadamente (-8.000 m² em 2021). A absorção bruta foi de 36.900 m² em 2022 (54.400 m² em 2021). A expectativa para o ano de 2023 é a entrega de 30.000 m² (era em 2022 de 0 m²). Os imóveis que compõem a carteira do Fundo encerraram o exercício com taxa de vacância de 47,92%. Com o advento da Pandemia decretada no início de 2020 tivemos pelo menos dois anos (2020 e 2021) de muitas dificuldades o que exigiu maior flexibilidade e capacidade de negociação. As perspectivas no início do ano de 2022 eram de arrefecimento da taxa de inflação e do início da queda da taxa de juros, expectativa que não se concretizou. Apesar disso e dos efeitos adversos provocados pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, algumas medidas adotadas pelo governo naquele ano contribuíram para manter a inflação sob controle. Este cenário possibilitou a manutenção da carteira imobiliária do Fundo. |
4.3 | Perspectiva para o período seguinte com base na composição da carteira |
Encerramos 2022 com uma taxa de vacância de 47,92%, que, considerando a locação realizada em março deste ano devemos fechar o 1° trimestre/23 com taxa de vacância de 46,96%. O atual cenário econômico, tanto nacional como o internacional, sinaliza que teremos um ano bastante desafiador. No cenário interno temos a preocupação com o equilíbrio fiscal e com a real capacidade e disposição do atual governo em manter as contas públicas sob controle e consequentemente o equilíbrio esperado. Neste sentido o mercado tem se mostrado receoso diante dos discursos do atual governo que só contribuem para gerar mais insegurança, e com isso o tão esperado início do ciclo de redução das taxas de juros vai sendo postergado. Contribui para esta insegurança o cenário internacional com um aumento significativo da inflação nas principais economias do mundo e com as taxas de juros bastante elevadas para os padrões dos países mais desenvolvidos. Outro aspecto importante a considerar é que como efeito da pandemia muitas empresas optaram por adotar um regime híbrido, com parte das equipes em home-office e/ou com escalonamento nos dias da semana. Com isso, além de atender aos anseios de parte dos colaboradores que se mostraram favoráveis a este regime, as empresas também buscaram, além da redução dos espaços anteriormente ocupados, uma redução de custos de aluguel e encargos, o que tem contribuído de forma negativa para o mercado de locação, especialmente em regiões menos consolidadas. Apesar das dificuldades mencionadas, iniciamos o ano com aumento no volume de empresas buscando áreas para locação na região se comparado aos anos anteriores. Ademais, o ativo é bem localizado, está muito bem conservado e possui preços e custos competitivos. Se o aumento no volume de procura se mostrar sustentável, nossa expectativa é de redução da taxa de vacância. |
5. |
Riscos incorridos pelos cotistas inerentes aos investimentos do FII: |
Ver anexo no final do documento. Anexos |
6. | Valor Contábil dos ativos imobiliários do FII | Valor Justo, nos termos da ICVM 516 (SIM ou NÃO) | Percentual de Valorização/Desvalorização apurado no período | |
---|---|---|---|---|
Relação de ativos imobiliários | Valor (R$) | |||
Edifício Memorial Office Building | 59.286.765,00 | SIM | -3,38% |
6.1 | Critérios utilizados na referida avaliação |
Metodologia Para determinação do valor justo dos ativos classificados como Propriedade para Investimento integrantes do Patrimônio do Fundo, foi utilizado o Método de Capitalização da Renda através de Fluxo de Caixa Descontado obedecendo os seguintes critérios: * Período de projeção explícita: admitindo uma fase futura de maior proximidade temporal e melhores condições de previsibilidade, normalmente estabelecida em 10 anos; e; * Valor Residual: equivalente ao restante da vida útil do empreendimento. Este fluxo de caixa futuro de longo prazo é substituído por um valor equivalente único no final do período de projeção explícita. O modelo de análise considera a apuração dos resultados do empreendimento antes dos impostos. Para a determinação do valor de mercado do empreendimento foi criado um fluxo de caixa considerando o período de operação, totalizando uma projeção de 10 anos. Taxa de Desconto A taxa a qual o fluxo de caixa operacional de 10 anos foi descontado para formar o valor presente do imóvel de forma a refletir o perfil do risco do: *Ambiente Externo: das condições atuais do mercado de escritórios na região de influência, bem como dos fundamentos econômicos do País; e *Ambiente Interno: das condições de operação e desempenho do empreendimento e da estrutura de capital dos empreendedores do mesmo. Deste modo, a avaliadora estimou uma taxa de desconto para este tipo de empreendimento de 9,75% ao ano. |
7. | Relação de processos judiciais, não sigilosos e relevantes | ||||||
Não possui informação apresentada. |
8. | Relação de processos judiciais, repetitivos ou conexos, baseados em causas jurídicas semelhantes, não sigilosos e relevantes | |||
Não possui informação apresentada. |
9. | Análise dos impactos em caso de perda e valores envolvidos relacionados aos processos judiciais sigilosos relevantes: |
Não possui informação apresentada. |
10. |
Assembleia Geral |
10.1 | Endereços (físico ou eletrônico) nos quais os documentos relativos à assembleia geral estarão à disposição dos cotistas para análise: |
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.800 - 2º andar - São Paulo - SP. admfundoimobiliario@coinvalores.com.br |
10.2 | Indicação dos meios de comunicação disponibilizados aos cotistas para (i) a inclusão de matérias na ordem do dia de assembleias gerais e o envio de documentos pertinentes às deliberações propostas; (ii) solicitação de lista de endereços físicos e eletrônicos dos demais cotistas para envio de pedido público de procuração. |
O envio de matérias , temas na ordem do dia bem como os documentos pertinentes às deliberações poderão ser encaminhados por endereço do e-mail do administrador, sendo, o mesmo endereço de e-mail objeto das respostas dos itens de deliberação ou poderá ser encaminhado via correio no endereço da administradora devidamente indicado no Edital ou carta consulta. O endereço eletrônico bem como o endereço físico do administrador objeto da resposta será o mesmo para envio público de procuração. O pedido de listas de endereços físicos e eletrônicos dos demais quotistas podem ser encaminhado para o mesmo endereço físico e eletrônico constante do Edital de Convocação ou carta consulta sendo o mesmo endereços de respostas às deliberações. |
10.3 | Descrição das regras e procedimentos aplicáveis à participação dos cotistas em assembleias gerais, incluindo (i) formalidades exigidas para a comprovação da qualidade de cotista e representação de cotistas em assembleia; (ii) procedimentos para a realização de consultas formais, se admitidas em regulamento; (iii) regras e procedimentos para a participação à distância e envio de comunicação escrita ou eletrônica de voto. |
Somente poderão votar nas Assembleias quotistas inscritos no livro de registro do escriturador do Fundo bem como aqueles identificados no posição de quotista advinda dos respectivos agentes de custódia disponibilizado pelo escriturador e B3 . O quotista titular das quotas deverá apresentar documento de identificação ou prova de representação. O procurador do quotista deverá estar munido de procuração, lavrada há menos de 1 (um)ano com poderes específicos para prática do ato, com firma reconhecida pelo quotista outorgante. De acordo com o regulamento do Fundo a ADMINISTRADORA poderá optar por promover as deliberações mediante processo de consulta formalizada em carta ou outra forma de comunicação escrita, inclusive por meio de comunicação eletrônica (e-mail), dirigida por ela a cada um dos QUOTISTAS, para resposta no prazo máximo de 30 (trinta) dias, neste hipótese, será encaminhado através de e-mail cadastrado no administrador o link para votação do sistema de plataforma eletrônica cujo voto vinculará, por meio de parâmetros do sistema, o CPF e registrará o IP da máquina do cotista votante. No caso de votação eletrônica, o quotista deverá apresentar carta resposta devidamente assinada juntamente com documento de identificação, procuração ou documento societário no caso de Pessoa Jurídica. No caso de votação eletrônica através de consulta formal por mkeio d eplataformas eletrônicas, o quotista deverá fazer o uploud da procuração quando da votação , do contrário, o sistema não permitirá a votação. Os documentos apresentados serão confrontados com a assinatura da carta resposta cujas informações serão comprovadas no livro de registro junto ao custodiante do Fundo bem como através do relatório de posição de custódia disponibilizados pelo escriturador e B3.. A previsão de votação eletrônica bem como a realização de consultas formais estão previstas no regulamento do Fundo. No Edital de Convocação está expresso o artigo do regulamento de que trata a votação Eletrônica bem como menciona o endereço eletrônico para envio do voto por meio de carta resposta. |
10.3 | Práticas para a realização de assembleia por meio eletrônico. |
De acordo com art. 22 do regulamento do Fundo, a Administradora convocar as assembleias gerais ordinárias e/ou extraordinárias de cotistas do Fundo mediante comunicação escrita a ser enviada aos Cotistas, por correio ou e-mail cadastrado do Cotista, através dos sites do administrador e B3 nos termos da regulamentação vigente, e, ainda, uso de plataformas eletrônicas, como o caso da Central de Inteligência Corporativa (CICORP), conforme procedimentos descritos nos Ofícios Circulares divulgados pela B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, nos termos do parágrafo segundo, do artigo 10, da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) nº 555, de 17 de dezembro de 2014 (“Instrução CVM 555”). No caso de uso de plataformas eletrônicas, o quotista receberá o link em seu e-mail no qual constará a os itens objeto de deliberação . Ademais, será informado no conteúdo do informativo o local onde serão disponibilizados os documentos pertinentes as respectivas deliberações. O quotistas informará seu número de CPF e quando da votação será registrado através do sistema de votação o endereço do IP. Em caso de representação deverá ser realizado o ulploud dos documentos de indentificação e procuração pública , sem tais documentos, o sistema não permitirá a votação. |
11. |
Remuneração do Administrador |
11.1 | Política de remuneração definida em regulamento: | ||
Administradora receberá pela prestação de serviços de gestão e administração, porcentagem mensal de 5% (cinco por cento) sobre a totalidade das receitas brutas auferidas (“Taxa de Administração”). | |||
Valor pago no ano de referência (R$): | % sobre o patrimônio contábil: | % sobre o patrimônio a valor de mercado: | |
NaN | NaN | NaN |
12. |
Governança |
12.1 | Representante(s) de cotistas | |||
Não possui informação apresentada. |
12.2 | Diretor Responsável pelo FII | |||
Nome: | Fernando Ferreira da Silva Telles | Idade: | 71 | |
Profissão: | Corretor Valores | CPF: | 307.745.278-20 | |
E-mail: | fernandostelles@coinvalores.com.br | Formação acadêmica: | Graduado | |
Quantidade de cotas detidas do FII: | 0,00 | Quantidade de cotas do FII compradas no período: | 0,00 | |
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: | 0,00 | Data de início na função: | 01/01/1982 | |
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos | ||||
Nome da Empresa | Período | Cargo e funções inerentes ao cargo | Atividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram | |
Coinvalores C.C.V.M. Ltda. | 24/06/1996 a atual | Sócio-diretor | Sociedade Distribuidora | |
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos | ||||
Evento | Descrição | |||
Qualquer condenação criminal | ||||
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas |
13. | Distribuição de cotistas, segundo o percentual de cotas adquirido. | |||||
Faixas de Pulverização | Nº de cotistas | Nº de cotas detidas | % de cotas detido em relação ao total emitido | % detido por PF | % detido por PJ | |
Até 5% das cotas | 277,00 | 99.334,00 | 19,56% | 4,63% | 14,93% | |
Acima de 5% até 10% | 1,00 | 44.563,00 | 8,77% | 8,77% | ||
Acima de 10% até 15% | ||||||
Acima de 15% até 20% | 1,00 | 91.389,00 | 17,99% | 17,99% | ||
Acima de 20% até 30% | ||||||
Acima de 30% até 40% | ||||||
Acima de 40% até 50% | ||||||
Acima de 50% | 1,00 | 272.722,00 | 53,68% | 53,68% |
14. |
Transações a que se refere o art. 34 e inciso IX do art.35, da Instrução CVM nº 472, de 2008 |
Não possui informação apresentada. |
15. |
Política de divulgação de informações |
15.1 | Descrever a política de divulgação de ato ou fato relevante adotada pelo administrador, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores, indicando os procedimentos relativos à manutenção de sigilo acerca de informações relevantes não divulgadas, locais onde estarão disponíveis tais informações, entre outros aspectos. |
Não possui informação apresentada. |
15.2 | Descrever a política de negociação de cotas do fundo, se houver, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores. |
Não possui informação apresentada. |
15.3 | Descrever a política de exercício do direito de voto em participações societárias do fundo, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores. |
Não possui informação apresentada. |
15.4 | Relacionar os funcionários responsáveis pela implantação, manutenção, avaliação e fiscalização da política de divulgação de informações, se for o caso. |
Não possui informação apresentada. |
16. | Regras e prazos para chamada de capital do fundo: |
Não possui informação apresentada. |
Anexos |
5.Riscos |
1. | A relação de prestadores de serviços de que trata o item 1.8 deve ser indicada quando o referido prestador de serviços representar mais de 5% das despesas do FII |