Nome do Fundo: | EUROPA 105 - FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO | CNPJ do Fundo: | 31.469.385/0001-64 |
Data de Funcionamento: | 15/03/2019 | Público Alvo: | Investidor Qualificado |
Código ISIN: | BRERPACTF002 | Quantidade de cotas emitidas: | 500.920,00 |
Fundo Exclusivo? | Não | Cotistas possuem vínculo familiar ou societário familiar? | Não |
Classificação autorregulação: | Mandato: RendaSegmento de Atuação: Lajes CorporativasTipo de Gestão: Passiva | Prazo de Duração: | Indeterminado |
Data do Prazo de Duração: | Encerramento do exercício social: | 31/12 | |
Mercado de negociação das cotas: | Bolsa e MBO | Entidade administradora de mercado organizado: | BM&FBOVESPA |
Nome do Administrador: | OLIVEIRA TRUST DTVM S.A. | CNPJ do Administrador: | 36.113.876/0001-91 |
Endereço: | Avenida das Americas, 3434, Bloco 07, Sala 201- Barra da Tijuca- Rio de Janeiro- RJ- 22640-102 | Telefones: | 21 3514-0000 |
Site: | www.oliveiratrust.com.br | E-mail: | ger2.fundos@oliveiratrust.com.br |
Competência: | 12/2021 |
1. |
Prestadores de serviços |
CNPJ |
Endereço |
Telefone |
1.1 | Gestor: ANGÁ ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA. | 09..45.2.2/72/0-11 | Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Avenida Magalhães de Castro, nº 4.800, 17º andar, conjuntos 172 e 174, Torre Capital Building, Cidade Jardim, CEP 05676-120 | 11 3090-3514 |
1.2 | Custodiante: OLIVEIRA TRUST DTVM S.A. | 36.113.876/0001-91 | Av. das Américas, nº 3434, bl 07, sala 201 | 21 3514-0000 |
1.3 | Auditor Independente: BDO RCS AUDITORES ASSOCIADOS LTDA. | 36..11.3.8/76/0-00 | Rua Buenos Aires 48, 4 andar - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, CEP: 20010-020 | 21 2210-5166 |
1.4 | Formador de Mercado: | ../- | ||
1.5 | Distribuidor de cotas: OLIVEIRA TRUST DTVM S.A. | 36.113.876/0001-91 | Av. das Américas, nº 3434, bl 07, sala 201 | 21 3514-0000 |
1.6 | Consultor Especializado: | ../- | ||
1.7 | Empresa Especializada para administrar as locações: | ../- |
1.8 | Outros prestadores de serviços¹: | |||
---|---|---|---|---|
Não possui informação apresentada. |
2. |
Investimentos FII |
2.1 | Descrição dos negócios realizados no período | |||
Não possui informação apresentada. |
3. |
Programa de investimentos para os exercícios seguintes, incluindo, se necessário, as informações descritas no item 1.1 com relação aos investimentos ainda não realizados: |
Todas as unidades acima foram adquiridas de acordo com o INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMPROMISSO DE VENDA E COMPRA datado em 15/03/2019. A VENDEDORA submeteu o Empreendimento ao REGIME DE PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO, de forma que o patrimônio afetado não se comunica com os demais bens, direitos e obrigações do patrimônio geral da VENDEDORA ou de outros patrimônios de afetação por ela constituídos e só responde por dívidas e obrigações vinculadas à incorporação do Empreendimento, conforme averbado sob o ato Av.06, em 15 de maio de 2018. O empreendimento foi adquirido pelo regime REGIME DE PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO. Conta com todas as suas aprovações e licenças, e está devidamente incorporado no competente Cartório de Registro de Imóveis. As obras se iniciaram em Março de 2019. O empreendimento foi finalizado em Fevereiro de 2021, e a escritura assinada em 09 de fevereiro de 2021. |
4. |
Análise do administrador sobre: |
4.1 | Resultado do fundo no exercício findo |
O empreendimento foi finalizado em Fevereiro de 2021, antes do esperado. A escritura foi assinada em 09 de fevereiro de 2021. Em outubro de 2020, foi firmado contrato de locação monousuário de 120 meses. Durante o ano de 2021, foram realizadas obras de melhorias no imóvel pela locatária durante o período de carência. Em caso de rescisão pela locatária, deverá haver comunicação com no mínimo 180 dias de antecedência e pagamento de multa de 3 meses de locação. O contrato permaneceu no período de carência de 11 meses durante o ano de 2021. Foi realizado um laudo de avaliação no primeiro semestre de 2021 e novamente no segundo semestre de 2021. O resultado do Fundo em 2021 foi de R$4.896.000,00 |
4.2 | Conjuntura econômica do segmento do mercado imobiliário de atuação relativo ao período findo |
O mercado de escritórios de alto padrão teve retomada na abosrção líquida no quarto trimestre de 2021, com queda na taxa de vacância. Durante o ano de 2021, o mercado de escritórios de alto padrão teve absorção bruta acumulada de 308 mil m², e devoluções foi de 429 mil m². No entanto, ao longo do ano os níveis de absorção líquida subiram, fechando o quarto trimeste com absorção líquida positiva. Para os próximos 3 anos, é esperado um baixo volume de novos estoques, o que deve puxar o preço médio para cima e diminuir a vacância. |
4.3 | Perspectiva para o período seguinte com base na composição da carteira |
O imóvel encontra-se 100% locado para inquilino de primeira linha, com o fim da carência previsto para início de 2022. |
5. |
Riscos incorridos pelos cotistas inerentes aos investimentos do FII: |
Ver anexo no final do documento. Anexos |
6. | Valor Contábil dos ativos imobiliários do FII | Valor Justo, nos termos da ICVM 516 (SIM ou NÃO) | Percentual de Valorização/Desvalorização apurado no período | |
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Relação de ativos imobiliários | Valor (R$) | |||
Av. Europa, 105 - Unidade 102 | 3.827.898,65 | SIM | 7,08% | |
Av. Europa, 105 - Unidade 103 | 7.375.722,85 | SIM | 7,08% | |
Av. Europa, 105 - Unidade 104 | 3.870.604,16 | SIM | 7,08% | |
Av. Europa, 105 - Unidade 109 | 9.928.877,17 | SIM | 7,08% | |
Av. Europa, 105 - Unidade 201 | 5.825.468,74 | SIM | 7,08% | |
Av. Europa, 105 - Unidade 202 | 3.608.062,30 | SIM | 7,08% | |
Av. Europa, 105 - Unidade 203 | 5.843.424,48 | SIM | 7,08% | |
Av. Europa, 105 - Unidade 204 | 3.608.062,30 | SIM | 7,08% | |
Av. Europa, 105 - Unidade 209 | 7.065.258,59 | SIM | 7,08% | |
Av. Europa, 105 - Unidade 210 | 6.192.833,26 | SIM | 7,08% |
6.1 | Critérios utilizados na referida avaliação |
Valor de mercado. |
7. | Relação de processos judiciais, não sigilosos e relevantes | ||||||
Não possui informação apresentada. |
8. | Relação de processos judiciais, repetitivos ou conexos, baseados em causas jurídicas semelhantes, não sigilosos e relevantes | |||
Não possui informação apresentada. |
9. | Análise dos impactos em caso de perda e valores envolvidos relacionados aos processos judiciais sigilosos relevantes: |
Não possui informação apresentada. |
10. |
Assembleia Geral |
10.1 | Endereços (físico ou eletrônico) nos quais os documentos relativos à assembleia geral estarão à disposição dos cotistas para análise: |
Av. das Americas 3434, Bloco 07, Sala 201, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ http://www.oliveiratrust.com.br/ |
10.2 | Indicação dos meios de comunicação disponibilizados aos cotistas para (i) a inclusão de matérias na ordem do dia de assembleias gerais e o envio de documentos pertinentes às deliberações propostas; (ii) solicitação de lista de endereços físicos e eletrônicos dos demais cotistas para envio de pedido público de procuração. |
As solicitações dos itens (i) e (ii) podem ser direcionadas diretamente para e-mail da equipe de Administração, qual seja, ger2.fundos@oliveiratrust.com.br ou ainda pelo "Fale Conosco" disponível no portal do administrador pelo link a seguir: http://www.oliveiratrust.com.br/portal/?item1=Atendimento&item2=Fale_Conosco |
10.3 | Descrição das regras e procedimentos aplicáveis à participação dos cotistas em assembleias gerais, incluindo (i) formalidades exigidas para a comprovação da qualidade de cotista e representação de cotistas em assembleia; (ii) procedimentos para a realização de consultas formais, se admitidas em regulamento; (iii) regras e procedimentos para a participação à distância e envio de comunicação escrita ou eletrônica de voto. |
Somente poderão votar na Assembleia Geral os Cotistas inscritos no registro de cotistas na data da convocação da Assembleia Geral, seus representantes legais ou procuradores legalmente constituídos há menos de 1 (um) ano, devendo o pedido de procuração ser encaminhado para o Administrador mediante correspondência física ou eletrônica, ou anúncio publicado, satisfazendo os requisitos previstos no Artigo 34º; Os Cotistas também poderão votar por meio de comunicação escrita ou eletrônica, desde que tal comunicação seja recebida pelo Administrador até o horário de início da Assembleia Geral de Cotistas; As deliberações da Assembleia Geral não poderão ser tomadas mediante processo de consulta formal; Artigo 34º - O pedido de procuração, encaminhado pelo Administrador mediante correspondência, física ou eletrônica, ou anúncio publicado, deverá satisfazer aos seguintes requisitos: (a) conter todos os elementos informativos necessários ao exercício do voto pedido; (b) facultar que o Cotista exerça o voto contrário à proposta, por meio da mesma procuração; e (c) ser dirigido a todos os Cotistas. |
10.3 | Práticas para a realização de assembleia por meio eletrônico. |
O Regulamento do Fundo não prevê a prática de assembleia por meio eletrônico. |
11. |
Remuneração do Administrador |
11.1 | Política de remuneração definida em regulamento: | ||
A Taxa de Administração será paga pelo Fundo mensalmente, no último Dia Útil do mês, apurado e provisionado à razão de 1/252 (um duzentos e cinquenta e dois avos), aplicado sobre o valor do Patrimônio Líquido diário do Fundo, a ser paga aos respectivos prestadores de serviços no último Dia Útil de cada mês sendo que o primeiro pagamento deverá ocorrer no último Dia Útil do mês em que ocorrer a primeira integralização de Cotas do Fundo. | |||
Valor pago no ano de referência (R$): | % sobre o patrimônio contábil: | % sobre o patrimônio a valor de mercado: | |
145.000,00 | 0,25% | 0,22% |
12. |
Governança |
12.1 | Representante(s) de cotistas | |||
Não possui informação apresentada. |
12.2 | Diretor Responsável pelo FII | |||
Nome: | José Alexandre Costa de Freitas | Idade: | 49 | |
Profissão: | Diretor Presidente | CPF: | 899120717 | |
E-mail: | ger2.fundos@oliveiratrust.com.br | Formação acadêmica: | Direito | |
Quantidade de cotas detidas do FII: | 0,00 | Quantidade de cotas do FII compradas no período: | 0,00 | |
Quantidade de cotas do FII vendidas no período: | 0,00 | Data de início na função: | 10/11/2012 | |
Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos | ||||
Nome da Empresa | Período | Cargo e funções inerentes ao cargo | Atividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram | |
Oliveira Trust | Março de 1992 - Data atual | Diretor Presidente | Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários | |
Descrição de qualquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido durante os últimos 5 anos | ||||
Evento | Descrição | |||
Qualquer condenação criminal | Não | |||
Qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas | Não |
13. | Distribuição de cotistas, segundo o percentual de cotas adquirido. | |||||
Faixas de Pulverização | Nº de cotistas | Nº de cotas detidas | % de cotas detido em relação ao total emitido | % detido por PF | % detido por PJ | |
Até 5% das cotas | 10,00 | 11.679,00 | 2,33% | 100,00% | 0,00% | |
Acima de 5% até 10% | 0,00 | 0,00 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | |
Acima de 10% até 15% | 0,00 | 0,00 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | |
Acima de 15% até 20% | 0,00 | 0,00 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | |
Acima de 20% até 30% | 1,00 | 111.131,00 | 22,19% | 0,00% | 100,00% | |
Acima de 30% até 40% | 0,00 | 0,00 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | |
Acima de 40% até 50% | 0,00 | 0,00 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | |
Acima de 50% | 1,00 | 378.110,00 | 75,48% | 0,00% | 100,00% |
14. |
Transações a que se refere o art. 34 e inciso IX do art.35, da Instrução CVM nº 472, de 2008 |
Não possui informação apresentada. |
15. |
Política de divulgação de informações |
15.1 | Descrever a política de divulgação de ato ou fato relevante adotada pelo administrador, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores, indicando os procedimentos relativos à manutenção de sigilo acerca de informações relevantes não divulgadas, locais onde estarão disponíveis tais informações, entre outros aspectos. |
São considerados relevantes pelo Administrador qualquer deliberação da assembleia geral de cotistas ou do Administrador ou qualquer outro ato ou fato que possa influir de modo ponderável (I) na cotação das cotas ou de valores mobiliários a elas referenciados, (II) na decisão dos investidores de comprar, vender ou manter as cotas, e (III) na decisão dos investidores de exercer quaisquer direitos inerentes à condição de titular cotas ou de valores mobiliários a elas referenciados, tais como, exemplificativamente, mas não limitados a: I – atraso para o recebimento de quaisquer rendimentos que representem percentual significativo dentre as receitas do fundo; II – venda ou locação dos imóveis de propriedade do fundo destinados a arrendamento ou locação, e que possam gerar impacto significativo em sua rentabilidade; III – fusão, incorporação, cisão, transformação do fundo ou qualquer outra operação que altere substancialmente a sua composição patrimonial; IV – emissão de cotas nos termos do inciso VIII do artigo 15 da Instrução CVM 472. Tais informações são divulgadas à CVM, à BM&FBovespa, e também através do site do Administrador, no endereço https://www.oliveratrust.com.br/. Adicionalmente, o Administrador adota segregação física da sua área de administração de fundos imobiliários em relação às áreas responsáveis por outras atividades e linhas de negócio. Neste sentido, o acesso a sistemas e arquivos, inclusive em relação à guarda de documentos de caráter confidencial, é restrito à equipe dedicada pela administração de tais fundos, sendo possível o compartilhamento de informações às equipes jurídicas e de compliance que atendam tal área de negócio. Adicionalmente, o Administrador tem como política interna a exigência de termos de confidencialidade com todos os seus funcionários, no momento de sua contratação. |
15.2 | Descrever a política de negociação de cotas do fundo, se houver, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores. |
Fundo listado em bolsa de valores (B3), onde suas cotas são admitidas à negociação no mercado secundário. As informações e documentos públicos do fundo estão disponíveis no website do Administrador: https://www.oliveratrust.com.br |
15.3 | Descrever a política de exercício do direito de voto em participações societárias do fundo, ou disponibilizar o link correspondente da página do administrador na rede mundial de computadores. |
https://www.oliveiratrust.com.br/downloads/OLIVEIRA_TRUST_Politica_de_Voto.pdf |
15.4 | Relacionar os funcionários responsáveis pela implantação, manutenção, avaliação e fiscalização da política de divulgação de informações, se for o caso. |
Não possui informação apresentada. |
16. | Regras e prazos para chamada de capital do fundo: |
Por ocasião de cada evento relacionado no caput, o Gestor comunicará o Administrador, o qual, em até 2 (dois) Dias Úteis, realizará a competente Chamada de Capital, mediante envio de correio eletrônico a cada Cotista e em consonância com o solicitado pelo Gestor, devendo a Chamada de Capital ser atendida em até 10 (dez) dias corridos, observados os termos do Compromisso de Investimento e do boletim de subscrição. No ato da integralização, o Cotista receberá comprovante da respectiva integralização, autenticado pelo Administrador. |
Anexos |
5.Riscos |
1. | A relação de prestadores de serviços de que trata o item 1.8 deve ser indicada quando o referido prestador de serviços representar mais de 5% das despesas do FII |